Verão 2016 - tendência climática para o Brasil

14/12/2015 às 18:44
por Josélia Pegorim

Oferecimento
El Niño influencia a estação

O verão começa oficialmente no dia 22 de dezembro, às 2h48, pelo horário de Brasília. É nesta estação que se concentra grande parte da chuva anual das Regiões Sudeste e Centro-Oeste e também em grande parte da chuva das Regiões Norte e Nordeste.

Os dois últimos verões, de 2014 e de 2015, foram marcados for fortes bloqueios atmosféricos que causaram severa redução nos volumes de chuva e aumentaram o calor, deixando o Brasil numa das piores crises hídrica em décadas.

O verão 2016 terá um diferencial importante e que vai determinar mudanças profundas nas características básicas da estação em cada região do Brasil. Como já ocorreu com a primavera de 2015, o verão 2016 será fortemente influenciado pelo fenômeno oceânico-atmosférico El Niño, que está sendo considerado o mais intenso desde o evento de 1997/1998.

A primavera de 2015 está terminando com chuva muito acima da média no Sul do Brasil e no sul de Mato Grosso do Sul. A estação também deu chuva generosa para o Estado de São Paulo, para algumas áreas de Goiás, de Minas Gerais e do Rio De Janeiro.

No Norte e no Nordeste, embora a primavera seja normalmente de pouca chuva, o tempo muito mais seco e quente do que o normal tem prolongado os focos de fogo.

Que alterações na chuva e na temperatura nas diversas regiões do Brasil este forte El Niño trará? Quando o Nordeste começará a ter um pouco de chuva e quando os temporais darão uma trégua ao Sul do país?

O meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento explica o cenário climático esperado para o verão de 2016 diante do fenômeno El Niño.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%