Fique atento aos perigos do verão

18/12/2015 às 11:59
por Redação

Atualizado 21/12/2016 às 14:54

Oferecimento
Estação exige cuidados redobrados com a saúde

Manter uma alimentação saudável e ingerir muita água são algumas das dicas para curtir a época mais quente longe dos problemas


Sol, praia e férias. Quando chega o verão é isso que quase todo mundo quer. Mas apesar de todos os atrativos da estação, ela também traz alguns perigos com a sua chegada. Por isso, anote essas dicas para evitar as típicas e bem chatas doenças da época.



Um dos principais problemas que chegam com o calor é a desidratação. Por conta das altas temperaturas, o corpo humano perde uma boa quantidade de líquidos e sais minerais. Com isso, a ingestão de líquidos é primordial. Esqueça também a mania de só beber água ou outros líquidos apenas quando se sente sede, pois a boca seca já é um sinal de desiquilíbrio do organismo.

De acordo com o presidente do Departamento Científico de Clínica Médica da Associação Paulista de Medicina (APM), Dr. Abrão José Cury, não se deve, nunca, combater a sede com bebidas alcoólicas. “Nenhuma bebida com álcool em sua fórmula repõe os líquidos necessários ao corpo. O ideal é a ingestão de água, suco ou vitaminas”, explica.

A insolação também é comum nesta época do ano. As pessoas querem aquele bronzeado, mas sol em excesso pode ser perigoso. O ideal é evitar o horário das 10h às 16h e usar sempre o protetor solar, reaplicando o produto a cada duas horas. “A insolação está ligada a desidratação. Nas férias as pessoas geralmente se alimentam mal e ficam horas embaixo do sol sem proteção. Por isso, é importante se manter bem alimentado e hidratado para evitar problemas de saúde”, explica Cury.

A alimentação durante o período de descanso é algo que também merece cuidados. Seja se alimentando por conta própria ou em restaurantes, é sempre preciso ficar atento à qualidade do que será consumido e o local onde o mesmo foi preparado. E isso vai desde o gelo oferecido na praia, que pode ter sido feito com água não mineral, até a maionese, que é um condimento com grandes chances de estragar por conta das altas temperaturas.