Longas noites de verão

19/12/2015 às 00:03
por Josélia Pegorim

Atualizado 19/12/2015 às 14:33

Oferecimento
O solstício de verão está chegando

 O verão 2015/2016 começa oficialmente no dia 22 de dezembro de 2015, às 2h48, pelo horário de Brasília, se estendendo até 1h30 do dia 20 de março de 2016. A data e o horário do início e do fim das estações do ano é um cálculo matemático feito pelos astrônomos e não pelos meteorologistas. Pode-se saber a data e hora do início das estações com muitos anos de antecedência. Mas é sempre bom lembrar que o tempo e o Clima não obedecem aos cálculos astronômicos. Nem sempre o frio mais intenso ocorre no auge do inverno e nem sempre o calor mais forte é no verão.

O Hemisfério Sul passa pelo solstício de verão no dia 22 de dezembro, enquanto o Hemisfério Norte passa pelo solstício de inverno. O solstício é um momento, com dia, mês, hora e segundo marcados. Não é um período. Então, não é correto dizer “entramos no solstício”. Você pode dizer passamos (com a ideia de um momento) pelo solstício de verão (de inverno) e entramos (ideia de um período que vai se prolongar) no verão (inverno).

 

 

 

 

Você sabe o que o sol da meia noite? Inspire-se e programe-se no Clima de Viagem.

 

O eixo da Terra

As estações do ano ocorrem por causa do inclinação do eixo central do planeta. Este eixo faz um ângulo de 23,5° em relação à linha do plano do sol. A palavra solstício tem origem no latim e quer dizer sol parado.

Você vai encontrar outras informações sobre Astronomia no Momento Astronômico

 

Dias longos, noites curtas

É nos dias próximos do solstício de verão (inverno) que temos os dias mais longos (curtos) do ano, com o maior (menor) número de horas de sol. A quantidade de horas de sol é chamada de insolação. Esta diferença é muito nítida no centro-sul do Brasil, mas pouco perceptível no centro-norte. Isto depende da latitude, que é a distância em relação à Linha do Equador terrestre. Considerando o Hemisfério Sul, que vai passar pelo solstício de verão no dia 22 de dezembro, quanto mais longe da linha do Equador, maior o número de horas de sol, maior é a duração do dia. No Hemisfério Norte é o contrário, pois lá será o solstício de inverno.

 

 

 

 

Observe o mapa que mostra a duração do dia (número de horas de sol) em diferentes lugares. As cidades que estão mais distantes da linha do Equador têm mais horas de sol. Compare com a duração do dia no solstício de inverno no Hemisfério Sul. Note que em Fortaleza, a diferença de insolação no verão e no inverno é muito pequena, porque a capital do Ceará está muito próxima da Linha do Equador.

Os dias mais longos do ano são um pouco antes e um pouco depois da data do solstício. Durante todo o mês de dezembro, Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, tem cerca de 14 horas de sol por dia. Nos dias 21, 22 e 23 de dezembro são 14 de horas e cinco minutos de sol. São Paulo tem aproximadamente 13 horas e meia de sol diariamente em dezembro. Mas entre os dias 17 e 26 são 13 horas e 35 minutos diárias de sol. Em Ushuaia, no extremo sul da Argentina, a cidade mais ao sul do planeta, o dia nesta época é muito longo. São 17 horas e 19 minutos de sol.

O grande número de horas de sol no verão no centro-sul do Brasil é um dos motivos para o maior aquecimento do ar.

 

Saiba como vai ficar a chuva no Brasil ate o início de 2016

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%