Chuva voltou para o Nordeste

26/12/2015 às 12:34
por Aline Tochio

Oferecimento
Apesar de mal distribuída, voltou a chover em várias áreas da Região

No verão do Hemisfério Sul, dois sistemas meteorológicos causadores de chuva atuam sobre o Nordeste do Brasil. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é uma área de convergência dos ventos alíseos, ou seja, os ventos que vem de noroeste do hemisfério norte e que vem de sudeste no hemisfério sul se encontram próximo ao Equador, favorecendo a formação de nuvens na costa norte do Brasil.

O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) é uma circulação de ventos em níveis altos da atmosfera que gira no sentido horário, entre o leste do Nordeste e o oceano Atlântico.

 

 

Por causa da atuação desses dois sistemas, voltou a chover em grande parte do Nordeste. É claro que as chuvas ainda estão acontecendo de forma irregular e mal distribuída, com chuva mais volumosa concentrada em pequenas áreas. O mapa abaixo mostra os volumes de chuva acumulada entre os dias 01 e 25 de dezembro (até as 09h, horário de Brasília).

 

 

Veja que as áreas entre Alagoas e leste do Rio Grande do Norte, o sul e oeste da Bahia e o centro-sul do Maranhão é que receberam mais chuva, entre 10 e 30 milímetros, com pontuais 30 a 50 milímetros entre Rio Grande do Norte e Paraíba, e no sul do Maranhão. A boa notícia é que essa tendência de tempo mais úmido vai continuar nos próximos dias. Nesta última semana de 2015, as chuvas vão ser mais frequentes pelo Nordeste, mas ainda mal distribuídas. Os maiores volumes de chuva nos próximos dias são esperados para as áreas entre Pernambuco, Rio Grande do Norte e sul do Maranhão. Essa chuva pode vir acompanhada de raios e de rajadas de vento.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

18°
min

28°
max

5mm / 90%