Cuiabá registra menor temperatura do ano

21/01/2016 às 14:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar seco esfria o ar

Cuiabá registra menor temperatura do ano

A madrugada desta quinta-feira, 21 de janeiro, foi a mais fresca do ano até agora em Cuiabá, capital de Mato Grosso. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima foi de 23,2°C. No ano passado, a menor temperatura em janeiro foi de 20,4°C e coincidentemente ocorreu também no dia 21 de janeiro.

 

Ar seco

A falta de nuvens na madrugada facilitou a perda de calor durante a noite e por isto o ar esfriou. Este é um processo natural que ocorre em qualquer lugar. As noites com pouca ou nenhuma nebulosidade têm temperaturas menores do que as noites com muitas nuvens.

Uma grande diminuição da nebulosidade ocorreu em todo o oeste e o sul de Mato Grosso por causa da influência de uma forte e massa de ar seco que está sobre o norte da Argentina. A influência deste ar seco pode ser vista nas imagens de satélite desta quinta-feira. Os tons de marrom sobre a Bolívia, Paraguai, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso, nas áreas ao sul de Goiás indicam regiões onde há pouca nebulosidade.

 

 

 

Essa falta de nuvens está ocorrendo por causa da influência da massa de ar seco que reduz a umidade no ar. Menos nuvens se formam e a chance de chover também diminui.

A falta de nuvens à noite refresca o ar, mas durante o dia o efeito é de facilitar a elevação da temperatura. Até sábado, a região de Cuiabá, e todo o oeste e o sul de Mato Grosso, ficam sob a influência do ar seco. Assim, as madrugadas ainda serão frescas, mas as tardes ficam muito quentes e a chance de chuva é baixa.

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

34°
max

8mm / 90%