Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Chuva diminui sobre Nordeste, MG e TO

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Chuva diminui sobre Nordeste, MG e TO

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    2 min de leitura

    Oferecido por

    Um VCAN (Vórtice ciclônico em altos níveis atmosféricos – 10 km) na costa leste do Nordeste ajudou a formar nuvens muito carregadas sobre o Maranhão, Piauí, Tocantins e Minas Gerais. Choveu muito nestes estados que registraram os maiores volumes acumulados em 24 horas entre os dias 27 e 28 de janeiro de 2016.

     

     

    O VCAN é uma região de baixa pressão atmosférica a 10 km de altitude. Os ventos giram no sentido horário ao redor do centro do vórtice. Quanto mais distante do centro do vórtice, maior a nebulosidade e a instabilidade. As áreas próximas do centro do vórtice ficam com poucas nuvens e menor possibilidade de chuva.

    As nuvens sobre o Nordeste, o Tocantins e parte de Minas Gerais giram acompanhando o sentido dos ventos do VCAN. Na imagem de satélite, o círculo amarelo com setas mostra o sentido do giro. Clique na imagem e veja a animação.

     

     

    Nesta sexta-feira, o centro do VCAN se posiciona próximo do litoral entre Pernambuco e Sergipe e no fim de semana avança sobre o interior do Nordeste. A medida que o centro do vórtice se desloca pelo interior nordestino, a nebulosidade diminui.

    As áreas de chuva sobre o Nordeste, o Tocantins e o norte de Minas vão enfraquecer muito no fim de semana e pelo menos a primeira semana de fevereiro será com pouca chuva.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias