Semana de chuva em São Paulo

14/02/2016 às 10:16
por Aline Tochio

Atualizado 14/02/2016 às 10:20

Oferecimento
Tempo fica instável em todo o Estado

Na semana passada, o Estado de São Paulo teve chuvas mal distribuídas e irregulares. A chuva foi causada apenas por convecção, ou seja, pela formação de nuvens devido ao calor e à alta umidade do ar. Mas a circulação atmosférica vai mudar bastante nessa semana, e as condições de chuva vão aumentar.

 

A passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo, seguida pela formação de uma baixa pressão, e o padrão de ventos favorável à formação de nuvens em todos os níveis da atmosfera vão garantir dias de tempo bem instável por todo o Estado paulista. Nesta segunda-feira, algumas áreas ainda terão sol de manhã, principalmente o norte e nordeste do Estado, mas a partir da tarde todas as áreas ficam sujeitas a pancadas de chuva, que podem ser fortes. Entre terça e quarta-feira é que a chuva aumenta bastante, vindo acompanhada de raios e rajadas de vento. Os volumes acumulados  são expressivos, com potencial para alagamentos e transbordamentos, especialmente no sul e leste paulistas, incluindo a região metropolitana de São Paulo. O tempo começa a abrir no decorrer da quinta-feira, mas ainda há condições para pancadas de chuva nesse dia. 

 

 

Chuva para o Sistema Cantareira

 

Essa chuvarada pode acarretar em problemas para a população devido ao risco de formação de alagamentos e de transbordamentos de rios e córregos. Por outro lado, a notícia é boa quando se pensa em reservatórios de água. Há previsão de chuva volumosa também para as represas do Sistema Cantareira. Até a manhã deste domingo, a Sabesp registrava armazenamento de 47,7% (levando em conta a reserva técnica). Entre os dias 01 e 14, a chuva acumulada na região estava em 65 milímetros, e a média de fevereiro é de 202,4 milímetros.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%