Muita chuva no Paraná

20/02/2016 às 14:44
por Michele Fernandes

Oferecimento
Semana deve ser instável no Estado

A próxima semana será marcada por tempo muito instável no Paraná. A combinação de alguns elementos meteorológicos culminarão em eventos de tempo severo principalmente entre o oeste e o norte do Estado a partir de segunda-feira; o ar abafado, a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica em médios e altos níveis da atmosfera no Sul e aproximação de sistemas frontais vão favorecer a formação de grandes instabilidades entre o Paraná e o interior do País.

 

Os maiores acumulados de chuva devem se concentrar no centro-norte, oeste e leste do Estado, onde são esperados - de maneira geral - entre 100 e 150mm de chuva, com picos que podem ultrapassar os 150mm em áreas do norte paranaense. Na figura a seguir é possível observar o acumulado de chuva prevista para os próximos cinco dias (de domingo à quinta-feira) no Sul do país.

 

 

Entre terça-feira e quarta-feira, a chuva deve acontecer de forma generalizada e são esperados os maiores acumulados de chuva. Devido ao tempo fechado e chuvoso, as temperaturas devem cair nestas áreas e ficam mais amenas neste período.

 

Enquanto no Paraná são esperados grandes acumulados de chuva, no Rio Grande do Sul os temporais dão uma trégua e a chuva deve acontecer de forma bastante localizada nos próximos dias. Já em Santa Catarina, os maiores acumulados de chuva devem se concentrar no leste do Estado, especialmente no Vale do Itajaí, onde os acumulados também devem ficar em torno dos 100mm.