Recorde de calor em Florianópolis

26/02/2016 às 15:22
por Josélia Pegorim

Atualizado 26/02/2016 às 15:48

Oferecimento
Fim de semana com temporais no Sul.

Recorde de calor em Florianópolis

Florianópolis, capital de Santa Catarina, bateu o recorde de calor do ano pelo segundo dia consecutivo. A tarde de 26 de fevereiro foi a mais quente do ano. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de 34,8°C. O recorde anterior era de 34,6°C no dia 25 de fevereiro.

 

A população da Região Sul do Brasil deve ficar atenta para as condições do tempo no fim de semana. Há risco de temporais nos três estados, mas principalmente sobre o Paraná e Santa Catarina.

O Sul do Brasil está muito quente e o calor é um dos principais ingredientes para o crescimento de nuvens bastante carregadas que poderão provocar muitos temporais. Além disso, uma frente fria avança pelo litoral da Região Sul e vai ajudar a formar mais áreas de instabilidade sobre a Região.

As áreas de instabilidade vão continuar fortes sobre o Paraná na segunda-feira, mas enfraquecem sobre Santa Catarina. O Rio Grande do Sul já terá predomínio de sol.

O mapa mostra a estimativa do volume de chuva que poderá ser acumulado sobre o Sul até o dia 2 de março. Os tons de verde representam volumes de pelo menos 100 mm. Muitas áreas do Paraná, incluindo Curitiba, já acumularam mais chuva do que a média para este mês.

 

 

 

 

Calor vai diminuir

O ar polar que vem com a frente fria do fim de semana vem trazendo uma massa de ar polar moderada. O ar frio se espalha sobre o Sul e vai conseguir aliviar o calor. As madrugadas nas cidades serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão frias e a temperatura mínima pode ficar um pouco abaixo de 10°C na próxima semana.

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta a chuva sobre o Brasil nos próximos 15 dias.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

8mm / 90%

Curitiba - PR

17°
min

21°
max

5mm / 90%