Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Como lidar com o excesso de suor durante os exercícios

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Como lidar com o excesso de suor durante os exercícios

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Conheça algumas dicas que vão ajudar a enfrentar o excesso de transpiração

     

    Para manter a forma e deixar a mente calma, fazer exercício físico nunca é demais. Mas mexer o corpo é sinônimo de suar a camisa, literalmente. Musculação, corrida, futebol, dança, seja qual for a atividade, ficar sem transpirar é praticamente impossível.

    E se não dá para evitar, que tal aprender a lidar com isso, principalmente no verão?


    Ao contrário do que parece, o suor é essencial no dia a dia, pois ajuda a controlar a temperatura corporal. Composto por água e sais minerais, evita que o corpo sofra a intermação (situação semelhante à insolação, que ocorre quando a temperatura interna atinge os 40ºC). Por conta desse importante benefício, secar o suor durante a prática de atividades físicas é algo que precisa ser esquecido, já que dificulta a evaporação da água do corpo, atrapalhando o processo de resfriamento interno.  

     

    Por outro lado, se a pele estiver muito molhada, a evaporação também fica prejudicada, pois a água cria uma película entre o corpo e o ambiente, contribuindo para a manutenção do calor. Refrescar pode, mas cuidado com os limites.

     

    Segundo educadores físicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), dependendo da idade, do sexo, do peso, da duração e intensidade do exercício, além da roupa e da temperatura ambiente, uma pessoa pode perder de 4,5 a 7,5 litros de suor por dia. Em repouso, o valor diário costuma ficar entre 600 ml e 1,5 litro. E para repor essa perda, o segredo está na hidratação.

     

    Além da clássica água mineral, uma dica é beber água de coco. Por também possuir sais minerais, ela ajuda a repor os fluidos perdidos com a evaporação do suor. Outra bebida muito indicada são os isotônicos. Mas lembre-se: apesar de repor líquidos e sais minerais, eles não podem substituir a água.

     

    Outra dica para manter a transpiração em dia é evitar roupas justas e escuras na hora da prática esportiva. Peças claras e mais largas retêm menos calor, o que impede o aquecimento corporal excessivo. Nesse caso, vale apostar em opções com tecidos tecnológicos, que não absorvem o suor.

     

    Com essas dicas simples, acabaram as desculpas para quem usava a transpiração como motivo para evitar atividades físicas. Agora que você sabe que suar é bom e saudável, prepare seu kit esportivo e comece a se exercitar!

     

      

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias