Tempestades se espalham pelo RS

17/03/2016 às 10:27
por Angela Ruiz

Atualizado 18/03/2016 às 18:05

Oferecimento
Outono começa com chuva

Calor e sol forte ainda predominavam no fim da tarde da sexta-feira por quase todo o Sul do Brasil, enquanto uma frente fria está mudava o tempo no sul do Rio Grande do Sul.

Nuvens bastante carregadas dando já podiam ser observadas por toda a fronteira gaúcha com o Uruguai provocando fortes pancadas de chuva e rajadas de vento. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, até 17h, as rajadas mais fortes foram de 84 km/h em Quaraí, 62 km/h em Uruguaia, de 66 km/h em Jaguarão e 65 km/h em Rio Grande. O aeroporto de Bagé registrou uma rajada de 62 km/h.

A população do Rio Grande do Sul deve ficar atenta para tempestades na noite desta sexta-feira e na madrugada do sábado, 19 de março. Há condições para queda de granizo.   A Grande Porto Alegre também poderá ter fortes pancadas de chuva e rajadas de vento

 

Confira alerta para tempestade sobre o Rio Grande do Sul

 

Frente fria bloqueada

O ar está muito quente sobre o Sul e o calor armazenado vai ajudar a formar nuvens muito carregadas  em várias áreas da Região. Porém, a maior preocupação com tempestades violentas é mesmo sobre o Rio Grande do Sul. 


Na imagem de satélite abaixo, mas manchas vermelhas representam a parte mais carregada das nuvens da frente fria, com potencial para temporais.

 

 

Neste sábado, o Rio  Grande do Sul ainda estará sujeito aos temporais destas áreas de instabilidade desta frente fria. Santa Catarina e Paraná poderão ter algumas pancadas fortes, mas o sol e o calor vão predominar na maior parte do dia.

Há uma situação de bloqueio na atmosfera de modo que a maior quantidade de nuvens  carregadas vai ficar sobre o Rio Grande do Sul.

No domingo, a frente fria se afasta no mar,  mas as pancadas de chuvas vão continuar.

Confira a previsão para o Sul. A próxima semana começa com chuva e queda da temperatura.

 

Como será o outono na Região Sul?

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

14°
min

24°
max

0mm / 0%