Oferecido por
Calor e sol forte ainda predominavam no fim da tarde da sexta-feira por quase todo o Sul do Brasil, enquanto uma frente fria está mudava o tempo no sul do Rio Grande do Sul.
Nuvens bastante carregadas dando já podiam ser observadas por toda a fronteira gaúcha com o Uruguai provocando fortes pancadas de chuva e rajadas de vento. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, até 17h, as rajadas mais fortes foram de 84 km/h em Quaraí, 62 km/h em Uruguaia, de 66 km/h em Jaguarão e 65 km/h em Rio Grande. O aeroporto de Bagé registrou uma rajada de 62 km/h.
A população do Rio Grande do Sul deve ficar atenta para tempestades na noite desta sexta-feira e na madrugada do sábado, 19 de março. Há condições para queda de granizo. A Grande Porto Alegre também poderá ter fortes pancadas de chuva e rajadas de vento
Confira alerta para tempestade sobre o Rio Grande do Sul
Frente fria bloqueada
O ar está muito quente sobre o Sul e o calor armazenado vai ajudar a formar nuvens muito carregadas em várias áreas da Região. Porém, a maior preocupação com tempestades violentas é mesmo sobre o Rio Grande do Sul.
Na imagem de satélite abaixo, mas manchas vermelhas representam a parte mais carregada das nuvens da frente fria, com potencial para temporais.
Neste sábado, o Rio Grande do Sul ainda estará sujeito aos temporais destas áreas de instabilidade desta frente fria. Santa Catarina e Paraná poderão ter algumas pancadas fortes, mas o sol e o calor vão predominar na maior parte do dia.
Há uma situação de bloqueio na atmosfera de modo que a maior quantidade de nuvens carregadas vai ficar sobre o Rio Grande do Sul.
No domingo, a frente fria se afasta no mar, mas as pancadas de chuvas vão continuar.
Confira a previsão para o Sul. A próxima semana começa com chuva e queda da temperatura.
Como será o outono na Região Sul?