Sul - tendência para o outono

17/03/2016 às 14:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frio volta na hora certa

O Hemisfério Sul passa pelo equinócio de outono no dia 20 de março, à 1h30, pelo horário de Brasil.

A Região Sul do Brasil, por posição geográfica, latitudinal, é a única que realmente sente uma mudança nítida na paisagem e na temperatura com a mudança para o outono. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os estados que normalmente sentem primeiro e com mais intensidade os impactos das massas polares, as fracas e as fortes, que causam bruscas mudanças de temperatura.

O outono de 2015, com um El Niño em desenvolvimento, não teve frio no Brasil. As massas polares estiveram enfraquecidas e não conseguiam avançar  com força até o Brasil. A média das temperaturas mínima no Sul ficaram acima do normal em praticamente toda a Região em abril, maio e em junho. O máximo do frio foi em maio, que teve tardes frias.

O outono de 2016 começa sob a influência de um El Niño enfraquecido e que vai perdendo ainda mais força ao longo da estação. A previsão é de que o fim do outono já seja com uma situação de neutralidade, em relação à temperatura das águas do Pacífico Equatorial.

 

Com El Niño se desfazendo do longo da estação, o que esperar do frio do outono de 2016? Confira o comentário do meteorologista Alexandre Nascimento.