Chuva em Fortaleza está quase 70% abaixo da média

21/03/2016 às 21:42
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Março deve muita chuva para o Nordeste

 Março é um dos meses mais chuvosos do ano nas capitais São Luís (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Natal (RN), mas até o fim do mês será difícil recuperar a chuva que não caiu até agora. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, na manhã do dia 21, a chuva de março em São Luís estava 44% abaixo da média.

Em Fortaleza, o total de chuva em março estava 68% abaixo do normal. Choveu quase 110 mm sendo que média é de aproximadamente 340 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Por causa da falta de chuva, Fortaleza tem tido mais sol em março do que normalmente teria, o que tem deixado a temperatura acima do normal. Em 21 dias, a média da temperatura máxima foi de 32,3°C, 2,6°C acima do normal.

Em Teresina, a deficiência de chuva estava em 52% abaixo da média. O situação menos ruim era a de Natal, onde a chuva de março acumulada em 21 dias estava apenas 39% abaixo do normal.

Confira a previsão para o Nordeste. Maranhão e Piauí podem ter fortes pancadas de chuva

 

Março deve muita chuva para o Nordeste

 

Com 10 dias para terminar o mês, o desempenho de chuva de março no Nordeste está muito abaixo da média. Historicamente este é o primeiro ou o segundo mês mais chuvoso do ano no Maranhão, no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

O mapa mostra a anomalia (diferença em relação à média) da chuva de março até agora. Os tons em laranja indicam que choveu menos do que a média. Os tons de azul indicam chuva acima da média.

 

 

 

A chuva abaixo da média é efeito do fenômeno El Niño, que mesmo enfraquecido ainda está tendo influência nas condições climática do Nordeste. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico que provoca chuva sobre o Nordeste nesta época, tem atuado com fraca intensidade, provocando menos chuva do que o normal.

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

24°
min

31°
max

15mm / 83%

Teresina - PI

24°
min

31°
max

20mm / 90%