Quando voltará a chover em SC e no PR?

06/04/2016 às 11:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calor aumenta no vale do Itajaí

Os estados do Paraná e de Santa Catarina estão sentindo os efeitos do forte sistema de alta pressão atmosférica que se intensificou sobre o Brasil neste início de abril. Este sistema de alta pressão vem bloqueando as áreas de instabilidade e o ar polar das frentes frias no sul do Rio Grande do Sul. Um dos principais efeitos do sistema de alta pressão são a redução dos níveis de umidade do ar, o que diminui a nebulosidade e as condições para chuva.

 

 

Com o forte bloqueio atmosférico, o centro-sul do Rio Grande o Sul fica em alerta para temporais pelo menos até o domingo. O volume de chuva acumulados nos próximos cinco dias poderá superar 100 mm em diversas localidades.

Calor e sol forte estão predominam nos últimos dias no Paraná e em Santa Catarina, também no Vale do Itajaí. A falta de chuva e o calor dos últimos dias já preocupa os produtores do oeste do Paraná por causa do milho safrinha. A população do Vale do Itajaí teme a volta dos temporais.

 

Uma frente fria vai avançar para o sul de Santa Catarina nesta quinta-feira, mas será bloqueada e não vai conseguir espalhar a chuva para as outras áreas catarinenses e nem sobre o Paraná. Mas outra frente fria chega com mais força no próximo fim de semana e vai mudar o tempo.

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim