Brasília vai secar mais

11/04/2016 às 22:25
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Madrugada de 11/4 foi a mais fria do ano

Brasília tem menor ura e do ano

A tarde da segunda-feira, 11 de abril, foi a mais seca do ano até agora em Brasília. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 33% de umidade relativa do ar (ura) às 15 horas. O menor valor anterior foi 34% em 19 de fevereiro. Mas na região do aeroporto internacional de Brasília, o nível de umidade no ar ficou abaixo dos 30% entre meio-dia e 15 horas. O mínimo foi 19%, às 14 horas, valor que caracteriza uma situação de alerta para o ar seco.

Níveis de umidade relativa do ar entre 21%% e 30% caracterizam a situação de atenção, entre 12% a 20% a situação é de alerta e de 0% a 11%, emergência.

 

Recorde de temperatura

A madrugada de 11 de abril foi a mais fresca do ano em Brasília. A temperatura mínima foi de 16,8°C. A menor temperatura este ano até então era de 17,1°C, em 5 de janeiro.

Mas até o fim da semana, mas madrugadas devem ficar mais frias e um novo recorde poderá ocorrer. A queda da temperatura é consequência da forte subsidência provocada pelo grande sistema de alta pressão atmosférica que influencia o Sudeste e parte do Centro-Oeste.

 

Estiagem antecipada

A região de Brasília está vivendo uma estiagem antecipada. Do dia 15 de março até agora Instituto Nacional de Meteorologia registrou chuva apenas três vezes. A média de chuva para abril é de aproximadamente 124 mm e em 11 dias só choveu 24 mm.

O grande sistema de alta pressão atmosférica que se intensificou sobre o Sudeste do Brasil desde o início de abril afetou também o Distrito Federal e Goiás reduzindo a umidade e as condições para chuva. Em Goiânia, o nível de umidade do ar às 15 horas da segunda-feira foi de 30%, o menor dentre as capitais.

Este sistema vai ficar ainda mais intenso até o fim da semana, o que vai deixar o ar ainda mais seco afastando a chance de chuva.

 

Confira a tendência da chuva para 15 dias

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Goiânia - GO

22°
min

31°
max

10mm / 90%

Brasília - DF

18°
min

28°
max

5mm / 90%