Mais chuva para o Ceará

13/04/2016 às 00:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Aniversário de Fortaleza é com pancadas de chuva

A capital do Ceará, Fortaleza, completa 290 anos nesta quarta-feira e terá várias pancadas de chuva de presente de aniversário.

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estão sendo reforçadas pela circulação de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN). O centro do VCAN fica próximo de Salvador e os ventos aumentam a instabilidade na costa norte do Nordeste

A quarta-feira é marcada por muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora. Há risco de raios e em alguns momentos pode chover com moderada a forte intensidade. Outras áreas no litoral e no interior do Ceará também serão beneficiadas com chuva.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em 12 dias Fortaleza acumulou cerca de 265 mm de chuva, o que corresponde a 76% da média de chuva para abril.

No dia 2 de abril, a temperatura máxima foi de 26,1°C, a menor do ano até agora.

Confira a previsão para o Nordeste

 

 

 

Um pouco da história de Fortaleza

 

Há histórias de que Vicente Yáñez Pinzón e Diego de Lepe, dois primos e navegadores espanhóis desembarcaram na costa cearense antes mesmo da viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, mas suas descobertas não puderam ser oficializadas por causa do Tratado de Tordesilhas de alguns anos antes.

 

Passado quase um século, começou a ocupação do território onde hoje é Fortaleza. Os índios da etnia Potyguara que habitavam uma região onde hoje fica o Rio Grande do Norte, migraram e se estabeleceram entre as margens do rio Ceará e o rio Cocó. 

A partir de 1603 os portugueses começaram a busca pela colonização do local. Pero Coelho de Souza, um explorador português, foi o responsável por desbravar as terras brasileiras, mas não contava com a seca e com a resistência indígena. 

 

Batalhas dos holandeses

Grandes batalhas foram travadas nos fortes construídos na cidade. Os holandeses tentaram por duas vezes tomar o comando e em uma delas, juntamente com a ajuda dos índios, saíram vitoriosos.  Anos mais tarde foram expulsos e mortos pelos próprios índios.

A partir de 1649, os holandeses, dessa vez em conjunto com os índios, construíram o forte Schoonenborch, que foi considerado o marco inicial do desenvolvimento de Fortaleza. Alguns anos mais tarde o forte foi rebatizado de Nossa Senhora Assunção.

 

O 13 de abril

Já em 1726, no dia 13 de abril, a população do forte foi levada à condição de vila, mas foi apenas em 1823 que o Imperador Dom Pedro I elevou a vila à categoria de cidade, oficializando assim o aniversário de Fortaleza.

Desde então, Fortaleza não parou mais de crescer. Hoje, com mais de dois milhões e meio de habitantes, é uma das mais belas cidades do Brasil, com praias e paisagens paradisíacas que encantam pessoas de todas as partes, fazendo dela um dos destinos turísticos mais procurados do mundo. 

CIDADES RELACIONADAS

Fortaleza - CE

24°
min

30°
max

30mm / 90%

Salvador - BA

24°
min

29°
max

20mm / 67%