RJ tem possibilidade de chuva no feriado prolongado

20/04/2016 às 11:49
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Entenda as mudanças que vão ocorrer

 

Cariocas e fluminenses também estão incomodados com o calor acima do normal e a falta de chuva, como a maioria da população da Região Sudeste. Na cidade do Rio de Janeiro, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, houve um chuvisqueiro entre os dias 1 e 2 de abril, mas a última chuva forte aconteceu há cerca de um mês, entre 16 e 18 de março. No último fim de semana, a capital fluminense foi o local mais quente no país, com a temperatura em torno dos 38°C.

Praticamente não choveu no estado do Rio De Janeiro desde o início de abril e com todo o calor, a previsão de alguma chuva para os próximos dias deixa muita gente esperançosa. Mas a chuva prevista para o feriado prolongada não será para todos e não vai conseguir aliviar o calor. As condições para chuva e o alívio para o calor virão com uma frente fria que chegará ao Sudeste só após o fim de semana prolongado.

 

 

Pancadas de chuva no feriado

Durante o feriado prolongado de 21 de abril, Dia de Tiradentes, algumas pancadas de chuva poderão ocorrer em áreas do interior do estado do Rio de Janeiro, especialmente nas regiões serranas. A chuva é mais provável no fim da tarde e no início da noite, mas se ocorrer será rápida e em poucas áreas.

Para o Grande Rio também há uma possibilidade de chuva durante o feriado prolongado a partir da tarde de sexta-feira. Porém, essa possibilidade de chuva é para poucos locais da Baixada Fluminense. A chance de chover na cidade do Rio de Janeiro é muito baixa.

Mesmo se estas pancadas de chuva ocorrerem, todo o estado do Rio de Janeiro vai continuar muito quente. Na cidade do Rio, a temperatura durante o feriado prolongado poderá ficar entre 35°C e 39°C à tarde.

 

Confira a previsão para o estado do Rio de Janeiro nos próximos dias

 

Alta pressão enfraquece e calor continua

Uma combinação de fatores vai facilitar a ocorrência de um pouco de chuva sobre o estado do Rio de Janeiro durante o feriado prolongado.

 

1 - Alta pressão atmosférica enfraquece sobre o Sudeste

- o enfraquecimento do sistema de alta pressão sobre a Região Sudeste vai diminuir a subsidência (movimento de ar de cima para baixo), o que facilita a formação e o crescimento de nuvens.

 

2 – Frente fria passa pelo litoral do RJ

- a passagem de uma frente fria pelo litoral fluminense entre a sexta-feira e o sábado deve causar uma mudança na direção dos ventos, fazendo com que o ar úmido marítimo entre sobre o estado do Rio. O aumento da umidade colabora para a formação de mais nuvens e aumente a chance de chover.

 

3 - Calor continua

- apesar da passagem da frente fria pelo litoral fluminense, uma circulação de ventos mais forte, nos níveis mais elevados da atmosfera, vai desviar praticamente todo o ar polar da frente fria para alto-mar. O que vai predominar no feriado prolongado ainda será o ar quente e o calor ajuda a formar nuvens mais carregadas.

 

Confira as mudanças que devem ocorrer no centro-sul do Brasil após o feriado prolongado.

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%