1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Mercúrio passará na frente do Sol
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mercúrio passará na frente do Sol

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Um raro evento astronômico ocorre no dia 9 de maio de 2016, segunda-feira, e o Brasil está numa posição privilegiada para esta observação: o planeta Mercúrio passará na frente do sol. Isto acontece cerca de 13 ou 14 vezes por século!

 

 

 

Em astronomia, o termo trânsito é usado para descrever a passagem de um corpo celeste de dimensão menor em frente de um outro corpo celeste de maior dimensão. Mercúrio é o menor planeta do nosso sistema solar. Seu diâmetro é de aproximadamente 4880 km. O diâmetro do sol é de aproximadamente 1390 mil km. O diâmetro do sol é cerca de 285 vezes maior do que o de Mercúrio!

O trânsito de Mercúrio ocorre em 9 de maio entre 8 horas e 15h45 aproximadamente.

 

 

 

Se as condições meteorológicas permitirem, todo o Brasil e praticamente toda a América do Sul, exceto o centro-sul da Argentina e do Chile, poderão observar o trânsito de Mercúrio em todas as suas fases, do início ao fim do evento.

 

 

 

Como estará o tempo no Brasil no trânsito de Mercúrio de 9 de maio?

Apesar da posição privilegiada do Brasil, o sucesso da observação da passagem de Mercúrio na frente do sol vai depender das condições do tempo. Mesmo que não esteja chovendo, uma grande quantidade de nuvens inviabiliza a observação com telescópios e lunetas.

Infelizmente, a nebulosidade e a chuva devem impedir, ou dificultar muito a apreciação do evento em muitas áreas do Brasil. Na Região Sul, a previsão é de predomínio de céu nublado e chuva. Não deve chover no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul, mas nebulosidade será grande durante o dia.

Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, centro-oeste da Bahia, centro-sul do Maranhão e do Piauí, sudeste do Pará (região de Marabá e Conceição do Araguaia) e o leste de Mato Grosso são as áreas no Brasil onde o tempo deve ficar firme nesta segunda-feira, com pouca nebulosidade e mesmo períodos de céu sem nuvens. Nestes locais, as condições do tempo serão favoráveis para a observação do trânsito de Mercúrio.

Em São Paulo, a chuva deve ocorrer à tarde e à noite. A nebulosidade começa a se formar e a aumentar durante a manhã. Não há expectativa de horas de céu azul. É pouco provável que se veja o evento completo. A melhor possibilidade de visualização será de manhã. O evento acontece entre 8h e 15h45.

O estado de Mato Grosso do Sul terá muitas nuvens e chuva na maior parte do dia. A maioria das áreas da Região Norte, o centro-oeste e sul de Mato Grosso, o centro-norte do Maranhão, do Piauí, o Ceará, Rio Grande do Norte, leste de Pernambuco e o litoral de Alagoas ao sul da Bahia também terão excesso de nuvens e condições para chuva. Acompanhe a previsão para a sua Região.

 

Cuidados com os olhos para a observação

A observação do trânsito de Mercúrio pelo sol é difícil por causa do tamanho diminuto deste planeta em relação ao sol e pela própria situação de se precisar olhar para o sol. Não será possível ver este evento a olho nu. Muita atenção: a observação do sol com binóculos, lunetas e telescópios exige filtros especiais para a proteção dos olhos. Olhar para o sol sem proteção adequada pode causar cegueira permanente!

 

Aprenda a comprar um telescópio.

 

O que você precisa saber para comprar um binóculo para astronomia sem ser enganado.

 

Como ver o trânsito de Mercúrio?

A transmissão pela internet é uma segura e ótima maneira de apreciar este raro evento astronômico.

Utilizando um telescópio projetado somente para observação do Sol (Telescópio Coronado SolarMax II 60mm) e diversos acessórios, o Núcleo de Observação do Céu e o Planetário e Teatro Digital de Santo André irão transmitir ao vivo esse belo fenômeno.

O professor Marcos Calil explica como será este evento e como será possível observá-lo.

 

 

 

Confira mais informações no Momento Astronômico

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias