Brasília poderá terminar a semana com chuva

10/05/2016 às 14:17
por Angela Ruiz

Atualizado 10/05/2016 às 21:22

Oferecimento
Calor bate recorde histórico para maio

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, o ar seco que está sobre a região do Planalto Central vai inibir a formação de nuvens de chuva e a temperatura continua alta sobre o Distrito Federal, pelo menos até quinta-feira. Pela medição do INMET, o nível de umidade do ar em Brasília nas horas mais quentes tem ficado entre 30% e 40%, em quase todas as tardes, desde o começo da abril. Na tarde de 10 de maio, a umidade relativa do ar às 15 horas foi de 33%, a menor dentre as capitais brasileiras neste horário.

A última chuva ocorreu nos entre os dias 28 e 30 de abril, quando uma grande frente fria conseguiu avançar o Tocantins  e Bahia. Outra frente fria forte como esta já está avançando pelo Brasil e no fim desta semana deve passar pelo Espírito Santo e pelo norte de Minas Gerais, o que vai estimular o aumento de umidade sobre a região do norte de Goiás e sobre o Distrito Federal. Há possibilidade de chuva entre a sexta-feira e o próximo domingo, 15 de maio. Além de chuva, a passagem desta frente fria deve trazer um ligeiro alívio para o calor.

 

 

 

Temporais causam muitos estragos no sul de MS

 

Calor acima do normal

Depois de ter tido o abril mais quente de sua história, Brasília continua muito quente em maio. As temperaturas durante a tarde tem estado muito acima do normal superando os 28°C.

Para os padrões de temperatura normal de maio, valores de 28°C ou mais são bastante elevados. A temperatura máxima média de referência para maio é de 25,7°C, pelo cálculo do Instituto Nacional de Meteorologia no período de 1961a 1990. A média das temperaturas máximas registradas em Brasília de 1 a 10 de maio foi de 29,3°C.

 

Recorde histórico de calor para maio

A temperatura máxima de 30,2°C registrada em Brasília na última segunda-feira (9), foi um valor histórico na capital federal para um dia do mês de maio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Ainda segundo o órgão, foi a maior temperatura em maio nos últimos 10 anos. Antes de 2016, a maior temperatura máxima em maio era de 29,8°C no dia 24 de maio de 2010. Ainda segundo o órgão, foi a maior temperatura nos últimos 10 anos.

Veja a tabela com as temperaturas máximas


 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%