O que causou a tempestade em Belém?

27/05/2016 às 20:34
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Capital do Pará registra maior chuva/24h no ano

Belém, capital do Pará, registrou a maior quantidade de chuva no Brasil no período entre 9 horas do dia 26 e 9 horas de 27 de maio de 2016. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 76,6 mm de chuva neste período. Esta foi a maior quantidade de chuva em 24 horas sobre Belém este ano e representou cerca de 25% da média de chuva para maio que é de aproximadamente 300 mm. Porém, quase toda a chuva caiu em apenas uma hora, por volta das 20 horas na noite do feriado de Corpus Christi.

 

Além de Belém, as cidades de Castanhal e de Cametá também sofreram com temporais nesta noite, em horários próximos ao de Belém.

 

 

O que provocou os temporais foi uma forte Linha de Instabilidade (LI)* que se formou próxima da divisa do Pará com o Maranhão e se deslocou de leste para oeste passando sobre as cidades e provocando os temporais. Castanhal foi a primeira a se atingida pela LI e entre 19 horas e 20 horas da quinta-feira, 26 de maio, choveu quase 30 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Em seguida, a LI passou sobre Belém provocando 40 mm de chuva apenas entre 20 horas e 21 horas. Depois, a forte instabilidade passou sobre Cametá e entre 23 horas e meia-noite choveu quase 31 mm.

Na imagem do radar meteorológico de Belém, por volta das 19 horas de 26/0516, as manchas vermelhas representam a chuva intensa da linha de instabilidade que passou sobre Castanhal, Belém e Pará.

 

 

Pancadas de chuva intensas, que deixam grandes volumes de chuva acumulado em curto período de tempo, ainda acontecem com muita frequência sobre o norte do Pará durante o mês de maio, mas em geral não são nuvens isoladas e não organizadas na forma de uma linha de instabilidade. As LI também são relativamente comuns no nordeste do Pará e responsáveis por chuva muita volumosa.

Durante este de semana, o último de maio, todo o centro-norte do Pará terá pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Pode chover forte.

 

 

 

 

*O que é uma Linha de Instabilidade?

Uma Linha de Instabilidade (LI) é um conjunto de várias nuvens do tipo cumulonimbus que se deslocam alinhadas e ao mesmo tempo. Os vários cumulonimbus ficam lado a lado e tecnicamente as correntes descendestes e ascendentes geradas por estas nuvens formam uma espécie de corrente, unindo a força dos ventos e a chuva destas nuvens. É comum ocorrerem ventanias e chuva muito intensa na passagem de linhas de instabilidade.

 

Linha de Instabilidade podem causar danos na área da construção civil

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

33°
max

20mm / 90%