Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Frio aumenta e volta a gear no Sul

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Frio aumenta e volta a gear no Sul

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

     

    O mês de junho vai começar com a entrada de mais ar de origem polar sobre o Sul do Brasil. Com o aumento do ar frio polar sobre a Região e com a diminuição da nebulosidade esperada para a maioria das áreas do Sul, as noites vão ficar mais geladas e o risco de geada vai aumentar.

    Esta nova massa de ar polar tem moderada intensidade, mas vai fazer com que a temperatura volte a ficar próxima de zero, ou até abaixo, na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Como o aumento do frio, há risco de geada ao amanhecer entre esta quarta e a sexta-feira, 3 de maio. As áreas no sul e sudoeste do Paraná também vão esfriar novamente, mas não deve gear.

    Esta nova massa de ar polar deve fazer com que as cidades mais elevadas na serra gaúcha e catarinense registrem temperatura abaixo de zero, mas não há expectativa de quebra de recordes.

     

    Ranking do frio de 2016

    A menor temperatura no Brasil em 2016 atualmente é de 4,3°C negativos registrada pelo Epagri/Ciram no dia 19 de maio em Urupema, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina. Na passagem onda de frio da última semana de abril, a temperatura chegou a 4,0°C negativos nesta cidade. Na mais recente massa de ar polar, Urupema registrou 3,8°C abaixo de zero no dia 24 de maio.

     

    Frio muito intenso se aproxima

    A população da Região Sul deve se preparar para uma segunda massa de ar frio polar depois do dia 5 de junho, que poderá chegar ao Brasil mais forte do que a massa polar do fim de abril. A expectativa é de que esta outra massa polar faça com que os três estados da Região Sul do Brasil tenham vários dias com temperatura abaixo zero.

    A massa de polar que passou pelo Brasil na última semana de abril pode ser considerada a mais forte deste ano até agora, pois provocou temperaturas negativas no Sul do Brasil por 6 dias consecutivos, entre 27 de abril e 2 de maio de 2016.

     

    Primeiros dias de junho podem ser congelantes

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias