Pode nevar nesta sexta-feira

09/06/2016 às 15:47
por Josélia Pegorim

Atualizado 10/06/2016 às 12:31

Oferecimento
Serras do RS e SC podem ter o fenômeno

A combinação do ar frio intenso com o aumento da umidade esperado para esta sexta-feira, 10 de junho, na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, pode provocar o segundo evento de neve de 2016.

O ar gelado que já está sendo sentido no Sul do Brasil é o efeito de uma forte massa de ar polar que chegou sobre a Região esta semana e que será reforçado nesta sexta-feira por outra massa polar ainda mais forte.

O aumento da umidade, necessário para gerar as nuvens que poderão provocar a neve, entra na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com os ventos de um ciclone extratropical que se desloca pela costa da Argentina, do Uruguai e da Região Sul do Brasil.

Na imagem abaixo, o centro de baixa pressão atmosférica associado com o ciclone extratropical é representado pela letra B.

 

 

A animação abaixo mostra a simulação do movimento da nebulosidade sobre o Brasil entre a manhã desta sexta-feira, 10 de junho, e a manhã do sábado,  11 de junho. As manchas brancas e acinzentadas representam nebulosidade. Repare como estas manchas avançam sobre o Rio Grande do Sul e a parte do sul de Santa Catarina.

 

 

A possibilidade de nevar é considerada para a noite de sexta-feira, 10, para a madrugada  e manhã do dia 11, sábado, nas cidades mais elevadas da serras gaúcha e catarinense.

 

Imagem de neve em São Joaquim (SC), fotografa por Giuliandres em 27 de agosto de 2013