Mais nuvens e menos frio no Sul

14/06/2016 às 11:46
por Josélia Pegorim

Atualizado 14/06/2016 às 14:14

Oferecimento
Volta a chover nos próximos dias

A madrugada e o amanhecer desta terça-feira, 14 de junho, foram muito menos frios na Região Sul do Brasil. A temperatura mínima ficou acima de zero na maioria das áreas do Sul. O número de cidades que registraram temperatura abaixo de zero foi muito menor do que nos últimos dias. A menor temperatura no Sul nesta terça-feira foi em Bom Jardim da Serra, na região serrana de Santa Catarina, que teve temperatura mínima de 2,8°C negativos, na medição do Epagri-Ciram. Em Urupema, a temperatura na segunda-feira, 13, foi de 8,5°C abaixo de zero (Epagri-Ciram), a menor do Brasil em 2016. Mas nesta terça-feira, a temperatura mínima foi de 4,1°C positivos. A temperatura subiu quase 13 graus.

A grande elevação da temperatura na Região Sul se deve a dois fatores:

1 - o centro (região onde o frio é mais intenso) da forte massa de ar polar que derrubou a temperatura no centro-sul do Brasil nos últimos dias foi para o mar e começou a se afastar da Região Sul. Quanto mais distante o centro da massa polar estiver de um lugar menor é o frio.

 

2 - uma grande quantidade de nuvens se espalhou sobre a Região Sul durante a noite de segunda e a madrugada desta terça-feira. Isto diminuiu a perda radiativa. Estas nuvens não trouxeram chuva, mas formaram uma espécie de cobertor evitando que o ar aquecido pelo sol no dia anterior fosse perdido para o espaço

 

 

 

Semana termina com chuva

A semana que começou com frio congelante termina com temperatura amena e chuva. Áreas de instabilidade voltam a se espalhar sobre o Sul do Brasil com a passagem de uma frente fria nos próximos dias. A partir da quinta-feira, a nebulosidade aumenta e volta a chover em algumas áreas dos três estados. As condições para chuva serão maiores entre a sexta-feira e o domingo podendo chover com moderada a forte intensidade.

Por causa da passagem desta frente fria, volta a esfriar no Rio Grande do Sul e há condições para geada.

Confira a previsão para a Região Sul.