Brasil - tendência para o inverno 2016

15/06/2016 às 18:00
por Josélia Pegorim

Atualizado 16/06/2016 às 12:24

Oferecimento
Será que vai esfriar mais do que no outono?

O solstício de inverno ocorre no dia 20 de junho, às 19h34, pelo horário de Brasília. É o início oficial da estação.

No Brasil, o tempo seco, dias com sol e poucas nuvens, noites frias, são características do inverno na maior parte do país. Com a atmosfera cada seca, é comum termos vários dias consecutivos sem chuva. Mas muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do interior do Nordeste e do Tocantins podem passar semanas seguidas em precipitações.

A porção norte da Região Norte tem chuva frequente no inverno, mas que já não é tão volumosa como no verão. Na costa leste do Nordeste podem ocorrer eventos de chuva forte por causa da passagem de frentes frias e de distúrbios ondulatórios de leste.

A chuva do inverno no centro-sul do Brasil ocorre basicamente durante a passagem das frentes frias, que podem vir acompanhadas de massas polares extremamente fortes, como as que passaram pelo Brasil na primeira quinzena de junho. É a sucessiva passagem destas massas polares  sobre o Brasil que ressecam e esfriam a atmosfera.

Diante do frio rigoroso que sentimos no fim do outono será que vai esfriar ainda mais no inverno? Neste ano de 2016 teremos o frio que não tivemos nos últimos dois anos. Os invernos de 2014 e 2015 foram com pouco ou nenhum frio notável. Em particular no ano de 2015, por causa da influência de um forte fenômeno El Niño, as massas polares intensas foram bloqueadas e praticamente não chegaram ao Brasil.

 

Confira a tendência da Climatempo para o inverno de 2016  elaborada pelo meteorologista Alexandre Nascimento.

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%