Evento raro: granizada em Monsenhor Paulo (MG)

27/06/2016 às 23:20
por Josélia Pegorim

Atualizado 27/06/2016 às 23:23

Oferecimento
Reveja a chuva de granizo de São Paulo em maio de 2014

Na tarde de 23 de junho de 2016, nuvens bastante carregadas cresceram sobre o Sul de Minas Gerais e provocaram tempestade de granizo em várias áreas. Um dos lugares onde a chuva de granizo caiu com muita força foi na região entre as cidades de Monsenhor Paulo e Três Corações.

 

 

 

 

 

Os riscos brancos que aparecem no ar e no chão são pedras de gelo que caíam numa quantidade pouco comum. As pedras que se acumularam no chão formaram um tapete branco que até parecia neve ou uma geada forte, mas eram montões de granizos que caíram das nuvens do tipo cumulonimbus que passaram sobre Monsenhor Paulo e sobre Três Corações.

Uma das características das nuvens cumulonimbus é que uma parte delas se desenvolve em regiões da atmosfera onde a temperatura está abaixo de 0°C, condição necessária para a formação das pedras gelo dentro da nuvem. Elas caem da nuvem porque, num certo momento, ficam pesadas demais para serem sustentadas pelas correntes ascendentes (da base para o topo da nuvem) que existem dentro das nuvens cumulonimbus.

 

Chuva de granizo pode ocorrer em qualquer lugar e em qualquer época do ano, mas em quantidade tão grande como a que ocorreu em Monsenhor Paulo no dia 23 de junho de 2016 não é comum. Eventos assim são raros!

Os vídeos da granizada sobre Monsenhor Paulo são impressionantes e foram feitos por Flaviano Américo Ribeiro. A EPTV de Minas Gerais gentilmente cedeu as imagens para a Climatempo

O barulho das pedras de gelo caindo é ensurdecedor! Confira!

 

 

 

 

A medida que as nuvens de tempestade se afastavam da região, a chuva foi parando e o sol até apareceu, mas certamente não deu conta de derreter todo o gelo que ficou no chão.

 

 

 

 

A cidade de São Paulo já teve alguns eventos de queda de granizo em quantidade excepcional, suficiente para formar montanhas de gelo pelas ruas. O evento mais recente foi no fim da tarde de 18 de maio de 2014, um domingo. As zonas sul e leste da cidade foram as mais atingidas. Na região da Aclimação, na zona sul da capital paulista, 24 horas depois da granizada ter caído, algumas ruas ainda estavam cobertas pelo tapete branco formado pelas pedras de granizo. Mais de 200 toneladas de granizo foram retiradas das ruas por caminhões. A Climatempo registrou esta chuva de granizo histórica em São Paulo. Confira!

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%