Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    BR seca cada vez mais

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

     

    A persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre o Brasil vem reduzindo o nível de umidade no ar em todas as Regiões do país. A consequência imediata da grande massa de ar seco que se estabelece sobre o Brasil é a redução da nebulosidade e da chuva.

    A presença desta massa de ar seco sobre o interior do Brasil nesta época é muito comum. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, na tarde de ontem, 4 de julho, cidades de 15 estados brasileiros, de todas as regiões do país, registraram umidade relativa do ar (ura) igual ou abaixo de 30%. O menor nível no país foi em Caracol, no Piauí, onde a ura chegou aos 10%.

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o menor nível de umidade do ar para o conforto do ser humano não baixe dos 60%. Mas ontem, muitas áreas do Brasil ficaram várias horas com umidade abaixo dos 30%.

     

    Confira os estados onde a ura ficou igual ou abaixo do 30% em 04/07/16, pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia.

    Piauí (10%), Paraíba (20%), Mato Grosso (22%), Tocantins (22%), Maranhão (23%), Goiás (23%), Bahia (25%), Ceará (25%), Mato Grosso do Sul (26%), São Paulo (27%), Pernambuco (28%), Rio Grande do Norte (28%), Rondônia (30%), Minas Gerais (30%), Paraná (30%).

     

     

     

     

    Qualidade do ar piora

    A poluição existe em qualquer lugar, por diferentes poluentes, em maior ou menor quantidade dependendo da época do ano e especialmente das condições meteorológicas.

    A falta de chuva prolongada e de ventos são os principais fatores meteorológicos que contribuem para o aumento da concentração de poluentes em um lugar. É esta situação que está sendo observada há vários dias em grande parte do Brasil.

    Nos centros urbanos estamos acostumados com a fumaça dos veículos, mas no interior tem a poeira em suspensão e também a fumaça de queimadas e incêndios florestais.

    O ar está ficando cada vez mais empoeirado e as condições para chuva vão continuar baixas para grande parte do país nos próximos dias. A passagem de uma frente fria provoca chuva no Sul. Em Mato Grosso do Sul e em São Paulo, a umidade pode aumentar um pouco nas próximas 48 horas, mas a chance de chover é baixa. A maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte vão continuar sem chuva.

     

    O mapa mostra a projeção de chuva para o Brasil para os próximos cinco dias. A cor branco indica ausência de chuva.

     

     

     

    A qualidade do ar piora com o tempo seco e vários problemas de saúde se agravam. Confira algumas dicas para driblar a secura do ar

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias