Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Como se formam os furacões?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Furacões, tornados e tufões são os sistemas meteorológicos mais destruidores da atmosfera terrestre. Os ventos fortíssimos e a chuva torrencial dos furacões e dos tufões podem influenciar uma região por vários dias, causando grande destruição material e perdas de vida.

Furacões e tufões são fenômenos iguais, surgem da mesma forma. Os dois nascem em regiões oceânicas onde a água do mar está com temperatura acima de 27°C. Mas o nome muda de acordo com a região do planeta onde estes fenômenos se formam.

 

A origem do nome (Fonte: National Hurricane Center (NHC) - EUA)

 

 

Os furacões e os tufões são mais previsíveis e monitoráveis do que os tornados porque demoram alguns dias para se formar. O tempo de formação, atuação e dissipação de um tornado é de menos de meia hora. Já os furacões e tufões, antes de se tornarem efetivamente um furacão ou um tufão, durante o seu processo de formação e deslocamento, podem ser acompanhados por imagens de satélite. Entre o nascimento e a dissipação de um furacão ou um tufão temos vários dias.

 

 

 

Tufões e furacões são grandes áreas de nuvens carregadas que só podem ser observados através das imagens de satélite. Não podemos ver um furacão ou um tufão da nossa frente, como o funil de um tornado, mas sentimos a ventania e a chuva intensa.

 

 

 

Como estes sistemas se formam? O que alimenta a instabilidade e os ventos de um furacão ou de um tufão? Entenda um pouco sobre os furacões e tufões no Explicando o Tempo com Maria Clara Machado.

 

 

 

 

Saiba todo o ciclo de formação do furacão e a velocidade dos ventos na escala Saffir-Simpson

 

 

 

Furacão Catarina - 10 anos (2004-2014)

 

Explicando o Tempo: Saiba tudo sobre ciclone extratropical no Brasil

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias