Recorde de frio em Palmas (TO)

18/07/2016 às 14:59
por Josélia Pegorim

Atualizado 18/07/2016 às 19:43

Oferecimento
AC e RO passam por nova friagem

 

A madrugada de 18 de julho foi a mais fria em Palmas, capital do Tocantins. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 18,7°C que igualou o valor de 7 de julho, recorde de menor temperatura para 2016.

A forte subsidência que ocorre sobre o Tocantins, e a entrada de ventos de origem polar, ainda que fracos, causaram uma queda da temperatura em grande parte do estado. A temperatura chegou aos 15,5°C em Paranã e em Araguaína. Em Santa Rosa do Tocantins, a temperatura mínima foi de 15,7°C.

 

- Confira as 20 cidades mais geladas ontem

 

Grande amplitude térmica

Apesar da temperatura amena ao amanhecer, o calor é intenso à tarde no Tocantins, com temperatura que ficam entre 35°C e até 38°C. Variação da ordem de 20°C entre o início da manhã e o meio da tarde são comuns no Tocantins nesta época do ano que é caracterizada por dias muito secos e ensolarados, sem chuva.

No decorrer da semana, a população do Tocantins vai continuar convivendo com uma grande amplitude térmica, com noites frias e tardes muito quentes. Não há expectativa de chuva.

 

 

 

Friagem no Acre e em Rondônia

O ar polar entrou em Rondônia e no Acre causando nova friagem. Em Porto Velho (RO), a madrugada de 18 de julho foi a segunda mais fria do ano até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 17,9°C. O recorde atual de frio é 17,2°C, em 28 de abril, durante a passagem de uma forte onda de frio sobre o Brasil.

Em Rio Branco, a madrugada de 18 de julho foi a terceira mais fria do ano. A temperatura mínima foi de 15,3°C e foi 3,5°C mais baixa do que a temperatura mínima do domingo. O recorde atual de frio em Rio Branco, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, é de 14,7°C em 12 de junho.

 

O ar polar se afasta no decorrer da semana e a tendência é de elevação da temperatura, mas as madrugadas ainda serão frescas no Acre e em Rondônia esta semana. Porém, o calor e ar seco predominam à tarde. Não há previsão de chuva esta semana.

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

32°
max

15mm / 67%

Porto Velho - RO

24°
min

30°
max

20mm / 83%