1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Recorde de frio em Palmas (TO)
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Recorde de frio em Palmas (TO)

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

A madrugada de 18 de julho foi a mais fria em Palmas, capital do Tocantins. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 18,7°C que igualou o valor de 7 de julho, recorde de menor temperatura para 2016.

A forte subsidência que ocorre sobre o Tocantins, e a entrada de ventos de origem polar, ainda que fracos, causaram uma queda da temperatura em grande parte do estado. A temperatura chegou aos 15,5°C em Paranã e em Araguaína. Em Santa Rosa do Tocantins, a temperatura mínima foi de 15,7°C.

 

- Confira as 20 cidades mais geladas ontem

 

Grande amplitude térmica

Apesar da temperatura amena ao amanhecer, o calor é intenso à tarde no Tocantins, com temperatura que ficam entre 35°C e até 38°C. Variação da ordem de 20°C entre o início da manhã e o meio da tarde são comuns no Tocantins nesta época do ano que é caracterizada por dias muito secos e ensolarados, sem chuva.

No decorrer da semana, a população do Tocantins vai continuar convivendo com uma grande amplitude térmica, com noites frias e tardes muito quentes. Não há expectativa de chuva.

 

 

 

Friagem no Acre e em Rondônia

O ar polar entrou em Rondônia e no Acre causando nova friagem. Em Porto Velho (RO), a madrugada de 18 de julho foi a segunda mais fria do ano até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 17,9°C. O recorde atual de frio é 17,2°C, em 28 de abril, durante a passagem de uma forte onda de frio sobre o Brasil.

Em Rio Branco, a madrugada de 18 de julho foi a terceira mais fria do ano. A temperatura mínima foi de 15,3°C e foi 3,5°C mais baixa do que a temperatura mínima do domingo. O recorde atual de frio em Rio Branco, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, é de 14,7°C em 12 de junho.

 

O ar polar se afasta no decorrer da semana e a tendência é de elevação da temperatura, mas as madrugadas ainda serão frescas no Acre e em Rondônia esta semana. Porém, o calor e ar seco predominam à tarde. Não há previsão de chuva esta semana.

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias