Mais chuva no sul e leste da Bahia

02/08/2016 às 21:44
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva se espalha pelo leste do NE

O litoral da Bahia foi um dos locais no Brasil onde mais choveu nas últimas 24 horas. Em Belmonte, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 43,0 mm entre 16 horas do dia 1 e 16 horas do dia 2 de agosto. No mesmo período choveu 42,4 mm em Porto Seguro.

As condições para chuva aumentaram desde o fim da semana passada quando os ventos marítimos se intensificaram na costa leste do Nordeste e uma frente fria passou pelo litoral sul da Bahia. Os ventos empurram bandas de nuvens de chuva que estão no mar para o leste do Nordeste.

Outra frente fria passa pelo sul da Bahia entre esta quarta e quinta-feira, 4 de agosto, e vai ajudar a manter a circulação de ar marítimo moderada a forte sobre o leste do Nordeste nos próximos dias. Todas as capitais de Natal  a Salvador terão chuva frequente pelo menos até o sábado, mas a não há condições para temporais e nem chuva volumosa que possa causar transtornos como alagamentos.

 

A umidade marítima avança sobre áreas do interior do Nordeste. Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim.

 

 

 

Chuva abaixo da média em julho

A chuva de julho em geral é volumosa e frequente na costa leste do Nordeste, mas este ano foi diferente. Choveu muito menos do que a média histórica. A chuva de julho ficou de 80% a 100% abaixo da média em Aracaju, João Pessoa e em Natal. Em Recife, o volume de chuva acumulado em julho ficou 71% abaixo da média. Em Maceió, onde julho é normalmente o mês que mais chove, a média de chuva é de aproximadamente 325 mm, mas este ano choveu cerca de 137 mm, 58% abaixo a média histórica. Salvador acumulou aproximadamente 92 mm de chuva em julho, 55% abaixo da média que é de 203 mm.

A chuva ficou abaixo da média por causa da menor quantidade de Distúrbios Ondulatórios de Leste e de frentes frias na costa leste do Nordeste.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

31°
max

15mm / 83%

Natal - RN

24°
min

30°
max

20mm / 83%