Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Rajadas de vento influenciam provas nas Olimpíadas

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Rajadas de vento influenciam provas nas Olimpíadas

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    5 min de leitura

    Oferecido por

    Sol forte, calor e nível de umidade do ar abaixo do recomendável para o conforto humano (60%) ainda predominam no Rio De Janeiro. Mas algumas mudanças nos ventos e na nebulosidade serão percebidas no decorrer do dia por causa da chegada de uma frente fria.

    É uma frente fria fraca a moderada, que não vai provocar chuva, só mesmo o aumento da nebulosidade. A grande mudança será na velocidade e na direção dos ventos que vão soprar sobre o Rio de Janeiro neste domingo, o que poderá interferir em vários esportes ao ar livre que ocorrem neste domingo. A diferença para o sábado, 6, será grande, pois foi um dia com pouco vento e até períodos de calmaria. Neste domingo, a chegada da frente fria vai movimentar o ar novamente. É dia de rajadas de vento, que é um vento de curta duração, mas com velocidade acima da média que vinha sendo registrada nos instantes anteriores.

     Pré-frontal

    A manhã do domingo será com os ventos pré-frontais. Antes da chegada da frente fria, os ventos das direções norte e noroeste vão predominar pela manhã no Rio de Janeiro. Estes ventos são quentes e sopram da terra para o mar. As rajadas serão moderadas à fortes, variando entre 40 km/h e 80 km/h.

    Quando o ar polar da frente fria chegar, o vento terá uma brusca alteração na direção, passando a soprar das direções sudoeste e sul. Estes ventos são frios e sopram do mar para a terra e também poderão chegar em rajadas de 30 km/h e 50 km/h.

    A mudança na direção deve ocorrer a partir do meio da tarde.

    Efeito do vento

    A Arena de Vôlei de praia, em Copacabana, e o circuito de ciclismo de estrada devem ser os locais que mais vão sentir a intensificação e a mudança na direção dos ventos neste domingo.

    As rajadas podem interferir no trajeto da bola e levantar areia. O público também vai sentir o efeito do vento. Os ventos de norte e noroeste aquecem o ar, o que vai aumentar a sensação de calor de forma geral.

    O Brasil enfrenta a Rússia no vôlei de praia feminino às 10 horas deste domingo sentindo os ventos quentes. Mas o jogo da dupla masculina do Brasil que vai jogar contra Cuba às 17h30 será com os ventos frios de sudoeste/sul.

      

     

    A prova de ciclismo de estrada feminino começa no inicio da tarde com o vento quente de norte/noroeste, mas poderá sentir a virada do quente para o vento frio ao longo da tarde.

     No Sambódromo ocorrem as provas de tiro com arco de manhã e em parte da tarde. A equipe feminina do Brasil tem prova de manhã e também deve sentir o vento de norte.

    Neste domingo tem a final feminina do salto em trampolim de 3 metros sincronizado e as atletas poderão sentir os ventos frios polares moderados.

    O sol forte, calor e ar seco ainda predominam no Rio de Janeiro neste domingo e vão causar um maior desgaste de forma geral nos atletas.

    Confira as principais influências no tempo em cada modalidade que será disputada ao livre no domingo, 7 de agosto.

     

     Segunda frente fria

    A frente fria que chega ao Rio neste domingo, 7 de agosto, tem fraca a moderada intensidade. Mas outra frente fria está prevista para o dia 10 de agosto, quarta-feira, e virá mais forte. Esta segunda frente fria vai trazer chuva, ventos mais intensos, uma queda de temperatura mais acentuada e também vai movimentar o mar.

    A semana olímpica promete também grandes emoções meteorológicas.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias