Tempo começa a mudar em MS

06/08/2016 às 15:26
por Michele Fernandes

Oferecimento

A última semana foi marcada por calor intenso e tempo seco em Mato Grosso do Sul, mas ao longo deste domingo o tempo começa a mudar em algumas áreas do Estado.

 

Uma frente fria avança entre o Sul e o Sudeste do país no decorrer deste domingo e favorece a formação de nuvens mais carregadas sobre o sul do Estado, que vão provocar pancadas de chuva ao longo do dia. A temperatura até cai um pouco, mas a sensação ainda é de calor. No oeste, os ventos mudam de direção e passam a soprar de quadrante sul, trazendo um ar mais úmido e frio para a região, por isso a nebulosidade aumenta e a temperatura cai, mas não há condições para chuva. Em todo o centro-norte e leste, inclusive na Capital, o tempo continua firme e quente. Ocorrem rajadas de vento moderadas à fortes ao longo do dia, algumas nuvens até se formam durante a tarde, mas não chove.

 

Na segunda-feira, por outro lado, uma massa de ar polar começa a ganhar força no Estado e será reforçada na terça-feira por um novo pulso ar polar. A semana ainda começa com chuva no sul de Mato Grosso do Sul, enquanto nas outras áreas, a umidade aumenta, a nebulosidade também, mas só há possibilidade de chuviscos no final do dia. A temperatura cai mais e fica amena no Estado, exceto no sul, onde faz um pouco de frio à noite. A partir de terça-feira, com a passagem de outra frente fria pelo Sul/Sudeste do país, um novo pulso de ar polar vai influenciar o tempo em Mato Grosso do Sul, deixando as temperaturas ainda mais baixas. Volta a fazer frio no Estado e há previsão de chuva.

 

Embora volte a chover em algumas áreas do Estado, são esperados baixos acumulados nos próximos dias, como é possível verificar na figura a seguir:

 

A partir de quarta-feira (10), o tempo volta a ficar firme e só há previsão para chuva no Estado novamente a partir do próximo fim de semana, com a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai.