Semana será instável no país

14/08/2016 às 17:27
por Alexandre Nascimento

Oferecimento
Volta a chover nesta semana, que começa quente e termina fria.

O final de semana dos pais foi de sol e pode se dizer que fez calor, embora as madrugadas ainda tenham sido com temperaturas baixas. Mas os modelos numéricos de previsão do tempo já vinham indicando mudanças para esta semana e à medida que estamos nos aproximando esta situação vem cada vez mais se confirmando.  

Nesta segunda-feira, uma frente fria avança pelo mar e juntamente com áreas de instabilidade que se formam entre o Paraguai, Paraná e Mato Grosso do Sul provocam chuva nestas áreas, no restante do Sul e em São Paulo nesta segunda-feira. Na terça-feira a chuva se espalha por quase todo o Sudeste e Centro-Oeste. Este primeiro sistema frontal é fraco e só deve causar chuva isolada, sem queda de temperatura.

Na quarta-feira teremos uma frente fria bem mais organizada, com ciclone extratropical e também com uma forte massa de ar polar associada. Ainda na quarta-feira teremos chuva e forte queda de temperatura no Sul. E o frio não para por aí, não: a tendência é de que continue esfriando, com previsão de geada para sexta-feira.

Na quinta-feira, chuva e queda de temperatura em São Paulo e retorno das pancadas de chuva ao longo da tarde e da noite ao Rio De Janeiro, Sul de Minas, Triângulo e Mato Grosso. A chuva pode ser moderada, com raios e ventania. Na sexta-feira teremos chuva intermitente e frio em São Paulo e também no Rio de Janeiro (anti véspera do encerramento dos jogos). 

Na sexta-feira a chuva chega ao litoral da Bahia.

 

Em termos de volume de chuva não será muito, como podemos verificar no mapa.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%