Chuva e ventania no Sul

15/08/2016 às 09:51
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Rajadas passam de 90 km/h

Fortes áreas de instabilidade cresceram sobre a Região do Sul do Brasil espalhando nuvens carregadas que provocaram chuva e ventania na madrugada e começo da manhã desta segunda-feira. As nuvens carregadas sobre o continente são reforçadas por uma frente fria que avança pelo mar.

 

 

A instabilidade começou no na tarde do domingo, 14, mas até 8 horas desta segunda-feira o que mais impressionava eram as fortíssimas rajadas de vento que ocorreram nos três estados.

A tabela mostra as rajadas de vento mais intensas até 8 horas de 15/08/2016 registradas na medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia.

O aeroporto de Florianópolis registrou uma rajada de 62 km/h às 9 horas. Em Londrina, no norte do Paraná, o aeroporto local teve rajada de 51 km/h às 9h24.

 

 

 

No decorrer desta segunda-feira, a chuva continua e pode ser moderada a forte em áreas dos três estados. Há risco de raios e outras rajadas de vento acima de 70 km/h poderão ocorrer até a noite

 

 

Semana instável

A semana será bastante instável no Sul. As áreas de instabilidade persistem sobre a Região reforçadas pela passagem de mais duas frentes frias. A segunda frente fria já avança pelo litoral da Região Sul nesta terça-feira, 16 de agosto, e a segunda entre a sexta-feira e o sábado, 20 de agosto.

Estas duas frentes frias chegam ao Rio De Janeiro e comprometem o tempo no decorrer da semana nas Olimpíadas com chuva, raios e ventania.

 

Temporal em Erechim na noite de 14/08/2016

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%