Forte onda de frio avança sobre o Brasil

20/08/2016 às 00:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Será uma das últimas deste inverno

A última forte massa de ar frio de origem polar que teve ampla atuação sobre o Brasil passou pelo país no começo da segunda quinzena de julho. No dia 18 de julho de 2016, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri/Ciram (SC), 53 cidades brasileiras registraram temperatura abaixo de zero. A temperatura no município catarinense de Urupema chegou a 7,1°C negativos. Esta foi a terceira menor temperatura registrada este ano no Brasil, conforme as temperaturas observadas por estes dois centros meteorológicos, também observada em 13 de junho em General Carneiro, no Paraná.

A onda de frio que passou pelo Brasil entre 10 e 15 de junho de 2016 foi a mais intensa do ano até agora. A menor temperatura registrada no Brasil este ano foi de 8,5°C abaixo de zero no dia 13 de junho em Urupema, na parte mais elevada da região serrana de Santa Catarina.

A nova massa de ar polar que avança sobre o Brasil no fim de semana de 20/21 de agosto também tem forte intensidade e pode ser comparada com massa de ar frio do começo da segunda quinzena de julho.

As simulações atmosféricas da sexta-feira, 19 de agosto, indicaram que o centro desta massa polar deve passar sobre o Sul do Brasil com cerca de 1030 hPa. Este valor de pressão atmosférica é muito elevado e tem alto poder de resfriamento, causando uma intensa subsidência. Esta massa polar tem força para provocar friagem no Acre e em Rondônia e espalhar o ar frio pelo interior do Centro-Oeste e do Sudeste. A força desta massa polar vai chegar ao litoral da Bahia.

O frio intenso esperado entre os dias 21 e 23 de agosto vai provocar geada ampla no Sul e que pode ser moderada a forte em muitas áreas. Volta a gear em São Paulo. Temperaturas entre 4°C abaixo de zero e 6°C abaixo de zero são esperadas para as cidades serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A meteorologista Josélia Pegorim comenta como esta forte e grande massa de ar frio vai atuar sobre o Brasil nos próximos dias. Esta será uma das últimas ondas de frio realmente fortes deste inverno.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%