Oferecido por
A falta de chuvas frequentes, volumosas e bem distribuídas por vários dias está deixando a população do Espírito Santo apreensiva, no que diz respeito à seca.
Quase não choveu na cidade desde o início do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do dia primeiro de janeiro até o começo da manhã do dia 24 de Agosto, Vitória acumulava aproximadamente 483,3 milímetros de chuva. Esta quantidade de chuva é muito pequena para um período de quase oito meses, sendo que a média anual de chuva é de 1275,6 milímetros. O quadro de seca e calor é geral no Espírito Santo.
O nível de água do Rio Doce, em Colatina, na região noroeste do Espírito Santo chegou a três centímetros, segundo medição da ANA – Agência Nacional das Águas que realiza o monitoramento do rio. Já está sendo considerada a pior seca dos últimos anos na região. Nesta época, o rio deveria atingir uma cota de um metro, porém a falta de chuvas frequentes e volumosas e da água que chega de outros afluentes pode contribuir para a estiagem no Rio Doce.
A Sanar – Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental informa que por enquanto, não há previsão para faltar água para a população de Colatina.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, pelo menos até a próxima segunda-feira ( 29), não há expectativa de chuva para o Espírito Santo. O fim de semana será marcado por sol forte e mais calor. As praias capixabas serão uma ótima opção de lazer. Não há previsão de agitação no mar.