Tufão Lionrock

29/08/2016 às 15:01
por Bianca Lobo

Oferecimento
Japão em alerta para alagamentos, deslizamentos de terra e vento forte

Nesta segunda-feira pela manhã o tufão Lionrock tinha ventos sustentados de 144 km/h e rajadas de até 198 km/h, podendo ser comparado à um furacão de categoria 2. Ele está se movendo para norte, porém a interação deste tufão com um sistema não tropical sobre o mar do Japão irá fazer com que ele comece a se deslocar para nordeste, indo em direção ao Japão.

 

Imagem do satélite Himawari das 17:UTC do dia 29 de agosto de 2016 (14h00 pelo horário de Brasília)

 

 

Lionrock deve perder intensidade e está previsto para chegar em terra firme na noite desta segunda-feira (horário de Brasília) como um uma tempestade tropical. Mesmo assim, esse sistema irá provocar chuva forte, ventos fortes e também uma grande agitação marítima. A maré poderá atingir de 1 a 2 metros em algumas localidades da costa norte japonesa. A Agência Meteorológica Japonesa (JMA - Japan Meteorological Agency) colocou grande parte do país em observação ou alerta para temporais, com risco de deslizamentos de terra, alagamentos e ventos fortes.

 

Áreas em alerta ou observação, definidos pela Agência Meteorológica Japonesa.

 

 

O mar já está bastante agitado na costa japonesa, porém as piores condições do mar são esperadas para o momento em que o Lionrock chegar ao continente. Segundo a Agência Meteorológica Japonesa, no mar as ondas devem atingir até 10 metros de altura entre a noite desta segunda e a terça-feira pela manhã. Considerando o percurso que Lionrock deverá fazer, o  norte de Honshu e o leste e sul de Hokkaido devem acumular até 150 mm de chuva.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%