Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Inverno quente em Palmas

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Com o sol de quase primavera/verão, sem chuva e sem ar polar, Palmas vai terminar o Inverno quente. Mas isto é normal. Tecnicamente julho, Agosto, Setembro e Outubro são os meses mais quentes do ano na capital do Tocantins.

     

    A temperatura neste inverno ficou muito acima da média Climatológica, tanto as máximas quanto as mínimas, explica a meteorologista Michele Fernandes, da Climatempo

     

    Em Junho a temperatura média (mínima e máxima observadas) foram de 22,7°C e 35,9°C, enquanto a normal climatológica é de 16,4°C e 32°C, respectivamente. Em Julho, a média de mínima ficou em 21,6°C e de máxima 37,4°C, enquanto a normal é de 15,4°C e 32,4°C. Em Agosto, até agora, a temperatura média mínima registrou média de 23,1°C e média máxima de 38,9°C, sendo que o normal é 16,6°C e 34,5°C, respectivamente.

     

    A justificativa para este não "resfriamento" seria a influência do El Nino entre 2015 e o início deste ano, informa Fernandes.

     

     

    Além de quente Palmas também tem estado muito seco. Segundo dados da estação convencional do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, neste mês de Agosto a umidade relativa do ar ficou igual e/ou abaixo de 30% em praticamente quase todo o mês, o que caracteriza estado de atenção. Nos dias, 10 e 11 de Agosto, a umidade caiu ainda mais chegando a 17%.

     

    O nível mínimo de umidade no ar recomendado pela Organização Mundial da Saúde para a saúde humana é de 60%. O problema não está apenas num valor momentâneo muito baixo, mas na persistência da situação de secura no ar, com muitas horas consecutivas de um ar com umidade abaixo dos 60%.

     

    Na manhã desta quarta-feira o aeroporto local reportou muita fumaça pela cidade de Palmas e a qualidade do ar piorou o que prejudica a população, principalmente crianças e idosos. Ontem (30), uma área de queimada atingiu uma linha de transmissão de energia no Tocantins e o fogo atingiu as subestações de Miracema do Tocantins e Rio dos Bois, na região central do estado. O problema deixou 12 estados com abastecimento de energia prejudicado, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

     

    Nesta quarta-feira (31), a empresa de energia fez um alerta e disse que realiza todos os anos uma campanha educativa contra as queimadas.

     

    Segundo dados do sistema de Monitoramento de Queimadas e Incêndios do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), 8.647 focos de queimadas foram registrados no Tocantins até esta terça-feira (30). O Tocantins é o segundo no ranking de queimadas do país, atrás apenas do Mato Grosso, que registrou 16.367 focos no mesmo período.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias