Tempo severo e ressaca no Sul

01/09/2016 às 17:53
por Bianca Lobo

Atualizado 03/09/2016 às 14:49

Oferecimento
Mar agitado e risco de temporais na Região

Neste fim de semana a formação de um sistema de baixa pressão na costa da Região Sul vai fazer com que os ventos soprem com forte intensidade sobre o oceano, favorecendo a elevação do mar. Segundo alerta emitido pela Marinha do Brasil, há risco de ressaca entre Chuí (RS) e Tramandaí (RS) entre o sábado (03/09) e a noite de domingo (04/09).

 

Na sequência de imagens a seguir é possível acompanhar a evolução da altura significativa das ondas previstas até a noite do dia 05 de setembro (Fonte: UFRJ/SIMCos). Como é possível observar, o mar também deverá ficar muito agitado na costa sul de Santa Catarina.

 

 

Risco de chuva forte

 

Além da agitação marítima, a formação e o aprofundamento desse sistema deve favorecer a formação de nuvens carregadas sobre a Região. Entre a tarde de sábado, dia 03 de setembro, e a noite de domingo, dia 04, há risco para temporais no norte e leste do Paraná, no centro-leste de Santa Catarina e no centro-leste e no nordeste do Rio Grande do Sul. No mapa a seguir é possível visualizar o volume de chuva previsto pelo modelo atmosférico entre os dias 04 e 08 de setembro. As áreas em amarelo claro e nos tons de verde indicam as regiões com o maior volume de chuva.