Setembro começa com aumento da chuva no BR

02/09/2016 às 15:19
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Temporais retornam no fim de semana

Uma mudança na circulação dos ventos sobre o Brasil neste fim de semana vai favorecer a formação de novas áreas de instabilidade. Um sistema de baixa pressão atmosférica também está previsto para ganhar força e atuar entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e o Sul do Brasil nos próximos dias. 


A Climatempo alerta para o retorno dos temporais em Mato Grosso do Sul e São Paulo com grandes volumes acumulados, especialmente na divisa dos dois estados. Neste sábado (3), Mato Grosso do Sul pode se preparar para uma virada no tempo com previsão de chuva forte. No estado de São Paulo, a chuva tende a se espalhar mais e se intensificar no domingo (4). 

No Sul do Brasil, a chuva também retorna ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná neste sábado. O deslocamento do sistema de baixa pressão vai aumentar mais a chuva em Santa Catariana e no Paraná no domingo.

Além da chuva, o ar frio vai conseguir avançar até Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e o Acre. As temperaturas vão cair, mas sem frio rigoroso. O sul da Região Norte, volta a ter friagem. 

 
No Nordeste, áreas de instabilidade vão se intensificar sobre a costa leste da Região e as pancadas de chuva serão mais frequentes. 

 

Os maiores volumes de chuva esperados para os próximos 15 dias no Brasil devem se concentrar até o dia 7 de setembro. No restante do período, a tendência é de menores acumulados, com a expectativa de uma segunda quinzena do mês mais seca sobre o país.


Confira os volumes de chuva esperados para os próximos 15 dias no Brasil:

 

Veja o mapa da chuva acumulada estimada até o dia 17 de setembro: 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%