Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Queimadas em Porto Velho

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    2 min de leitura

    Oferecido por

    Ao longo do sábado, dia 10 de setembro, o aeroporto de Porto Velho registrou a presença de fumaça na região. Segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 48 horas foram registrados 423 focos de queimadas no município de Porto Velho, tornando-o a cidade do Brasil com o maior número de queimadas detectadas pelo satélite Aqua-Modis. O mês de setembro historicamente é o mês com o maior número de focos de queimada sobre o estado de Rondônia, com média de 5.242 focos. Em segundo lugar aparece o mês de agosto, com 3.207 focos (fonte: INPE).

     

    Na imagem a seguir é possível ver a imagem gerada pelo satélite Terra Modis das 11h50 (horário de Brasília) do dia 10 de setembro de 2016. As áreas esbranquiçadas indicam a presença de fumaça. Os pontos vermelhos no mapa indicam os focos de queimadas detectados pelos dois satélites Modis (Terra e Aqua).

     

    Figura 1 - Imagem do satélite Terra-Modis ás 11h50 do dia 10 de setembro de 2016. Fonte: NASA

     

    Na Figura 2 é apresentada a composição das imagens do mesmo satélite. Nessa imagem é possível observar que o sul do Amazonas e do Pará, o Acre e também Mato Grosso estão cobertos por fumaça gerada pelas queimadas dessas regiões.

     

    Figura 2 - Imagem composta do satélite Terra-Modis do dia 10 de setembro de 2016. Fonte: NASA

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias