Calor, chuva e frio no Sul

11/09/2016 às 15:39
por Bianca Lobo

Oferecimento
Semana com mudanças no tempo do Sul do Brasil

Mais uma vez a Região Sul irá sofrer grandes alterações no tempo em apenas uma semana. Na segunda-feira o dia ainda será de sol e calor na Região, mas a mudança do tempo já começará a ser notada durante a tarde, com o aumento de nuvens provocado pela aproximação de uma frente fria. Há previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite e as regiões da Campanha e do Sul do Rio Grande do Sul tem risco para chuva forte.

 

Na terça-feira a frente fria associada à um forte ciclone extratropical avança pela Região. Uma massa de ar polar começa a ganhar força e vai provocar queda de temperatura no decorrer do dia.  Grande parte do Rio Grande do Sul deverá registrar a temperatura máxima do dia durante a madrugada do dia 13 de setembro. Há previsão de chuva para os três Estados, porém os maiores volumes deverão ser acumulados no centro leste e norte gaúchos. O ciclone extratropical deverá provocar ventos fortes na costa.

 

Na quarta-feira as instabilidades se afastam e o ar frio vai ganhando força. A temperatura diminui mais com relação ao dia anterior e a sensação será de frio no sul do Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Ainda deverá chover no leste catarinense e no norte e centro-leste do Paraná, porém não há mais risco para chuva forte na Região.

 

Na quinta-feira o ar seco de origem polar predomina e a diminuição da nebulosidade irá favorecer ainda mais a diminuição de temperatura durante a madrugada. Há risco de geada nas Serras gaúcha e catarinense.

 

Previsão do modelo meteorológico para acumulado de chuva a cada 06 horas.