Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Super Tufão Meranti

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    O super tufão Meranti, comparável à um furacão categoria 5, deverá atingir o sul de Taiwan entre a noite de terça, dia 13, e a madrugada de quarta-feira, dia 14 de setembro.

     

    Na análise feita pela Agência Meteorológica Japonesa (Japan Meteorological Agency - JMA) às 12h00 do dia 13 de setembro (horário de Brasília)  eram estimados ventos sustentados de até 216 km/h e rajadas de vento de até 306 km/h. Com isso, Meranti se torna o ciclone tropical mais forte de 2016.

     

     

    Figura 1 - Imagem do satélite MODIS. Fonte: NASA

     

    Na figura a seguir é possível observar a imagem composta dos radares que cobrem a região. Como é possível observar já são detectadas áreas de chuva intensa sobre Taiwan associadas ao super tufão. O centro de meteorologia de Taiwan emitiu um alerta para o centro e o sul do País.

     

    Figura 2 - Imagem composta dos radares que cobrem a região. Fonte: Central Weather Bureau.

     

    Na animação a seguir é possível acompanhar o deslocamento do super tufão Meranti entre as 04h30 e 11h30 do dia 13 de setembro de 2016 (horário de Brasília).

     

    Figura 3 - Animação das imagens do satélite Himawari. Fonte: NOAA

     

    O vento intenso e persistente sobre o oceano provoca intensa agitação marítima na região. De acordo com o Centro de Alertas de Tufões (Joint Typhoon Warning Center), a altura significativa das ondas próximas ao centro de Meranti chegam a aproximadamente 15 metros.

     

    Nos próximos dias Meranti segue se deslocando para noroeste e deve atingir também o sudeste da China na quinta-feira. Mesmo enfraquecendo conforme ele se desloca para a região, são previstos ventos sustentados de 108 km/h e rajadas de até 144 km/h em sua chegada. Além dos ventos também são esperados grandes volumes de chuva para a região.

     

    No mapa a seguir é apresentado o volume de chuva estimado pelo modelo meteorológico entre os dias 13 e 17 de setembro de 2016. Como é possível observar, áreas de Taiwan e do sudeste da China devem acumular volumes superiores a 200 mm durante o período.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias