Sul volta a ter geada

14/09/2016 às 15:12
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ar polar se espalha depois da ventania

Uma massa de ar polar se espalha pelo Sul do Brasil, após a passagem rápida de uma frente fria pela Região, que trouxe chuva para os três estados. O ciclone extratropical que acompanha a frente fria já se afasta para o oceano e os ventos diminuíram de intensidade.


A região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul voltou a ter queda acentuada de temperatura com termômetros abaixo dos 5°C na manhã desta quarta-feira (14). Bom Jardim da Serra (SC) registrou a menor temperatura do Brasil com mínima de 1,6°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

Com a calmaria dos ventos e novamente a presença do ar polar, o Sul do Brasil volta a ter geada nesta quinta-feira (15). A geada mais forte deve ocorrer nas serras e planaltos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Outras áreas pelo interior dos dois estados e o sul do Paraná podem registrar geada fraca. Na sexta-feira (16), ainda pode gear com fraca intensidade apenas na serra. 

Veja no mapa o risco de geada no Sul para esta quinta-feira:

 

Outra situação de atenção para esta quinta-feira é o risco de nevoeiro, que aumenta bastante no Sul. Várias áreas poderão amanhecer com visibilidade reduzida, o que pode atrapalhar operações nos principais aeroportos da Região. 

 
Veja também: 
Mar agitado e ressaca no Sul e no Sudeste