Seca no São Francisco

16/09/2016 às 14:25
por Alexandre Nascimento

Atualizado 16/09/2016 às 14:26

Oferecimento
Ministro de Minas e Energia afirmou nesta quarta-feira, 16/09/2016, que Sobradinho pode usar neste ano seu volume morto.

A Bacia do Rio São Francisco é muito grande, mas vem enfrentando um grande problema: falta de água. Já faz alguns anos que vem chovendo menos do que a normalidade na região.          

            Quando pensamos em São Francisco lembramos de Nordeste, mas ele nasce na Serra da Canastra (MG) e grande parte do Rio corre em Minas Gerais. Depois avança pelo oeste da Bahia, ainda corre em parte de Pernambuco, avança por toda a divisa entre Alagoas e Sergipe até desembocar no Oceano Atlântico. Possui uma extensão de 2800 quilômetros. A Bacia do rio São Francisco é formada pelo Rio São Francisco (principal curso d'água) e seus afluentes.

Nesta quarta-feira, 14 de setembro de 2016, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, afirmou que o reservatório de Sobradinho deverá atingir seu volume morto até dezembro. "Estamos com dificuldade muito grande nos reservatórios do Nordeste. Isso é fato. Sobradinho deve zerar de fato neste ano e vai para o volume morto em dezembro", disse.

 

            Há três anos, Sobradinho, localizado nos municípios de Sobradinho e Casa Nova, na Bahia, sofre com escassez de água que afeta todo o Rio São Francisco. Em novembro do ano passado, no fim do período seco, o reservatório chegou a sua situação mais crítica, com volume de água correspondente a apenas 1,11% de sua capacidade total.

            Podemos verificar que a situação neste ano voltou a ficar semelhante ao ano passado (que foi o pior da história), depois de um começo de ano animador. A tabela 1 mostra como foi o comportamento do reservatório de Sobradinho, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema). Neste ano este reservatório está baixando mais rápido do que no ano passado. Isso pode estar associado ao fato de que o intercâmbio de energia vinda Norte para o Nordeste durante o período seco esteja menor do que no ano anterior e/ou ao fato de que não há tantas termoelétricas ligadas. Desta forma você tem que usar a água do reservatório, que baixa mais rapidamente.

 

             No início de setembro, o ONS informou avaliar a possibilidade de reduzir a vazão de Sobradinho, de 800 para 700 metros cúbicos por segundo. Com esta nova vazão a velocidade de descida do reservatório será reduzida. O assunto está em análise pelo Ibama e pela Agência Nacional de Águas (ANA). "Usaram os reservatórios mais do que o recomendável, na expectativa de chover, em 2013 e 2014", comentou Coelho Filho.

            Os mapas abaixo mostram as anomalias mensais de chuva (desvio em milímetros da chuva observada em relação à normalidade Climatológica). Quanto mais forte o tom de laranja, menos chuva do que o normal. Quanto mais forte o tom de azul, mais chuva do que a normalidade. O período mostrado refere-se ao período úmido (entre dezembro e março).

               Como podemos verificar nos mapas de chuva observados nos últimos anos, não choveu nem perto do normal. A maior parte dos meses registrou chuva abaixo da média – principalmente quando se espera por chuvas abundantes entre Minas e a Bahia (entre dezembro e março). Entre dezembro de 2012 e março de 2013 nós tivemos uma intercalação: abaixo da média em 12/2012, acima em 01/2013 e bem abaixo da média em 02/2013. Em 03/2013, choveu acima da média no Alto e Médio São Francisco, mas bem abaixo do normal no Baixo, como podemos verificar nas imagens de anomalia de chuva observada abaixo. Já na temporada entre dezembro de 2013 e março de 2014 só choveu acima em 12/2013. Na temporada entre dezembro de 2014 e março de 2015 choveu bem abaixo da média em toda a Bacia e o tempo todo.  Já na temporada entre dezembro de 2015 e março de 2016 choveu bem acima em 01/2016 e no restante da temporada bem abaixo.

            Podemos verificar na tabela 1 o efeito dessa chuva extremamente irregular. Até 2012, em abril, tínhamos volume entre 75 e 85% (finalzinho do período úmido). Em abril de 2013 ficou abaixo de 50% e abaixo de 60% em 2014. Entre 2014 e 2015 não choveu bem em nenhum mês e no final de abril Sobradinho chegou ao seu menor nível (comparando apenas o final do período úmido): cerca de 22%. Neste ano choveu bem só em janeiro e isso salvou o subsistema. Em fevereiro e março choveu bem abaixo da média e Sobradinho em abril estava com apenas 30% de sua capacidade total. De lá pra cá a situação piorou muito e rapidamente: o dia 16 de setembro de 2016 a represa estava com um volume de aproximadamente 12%, caindo cerca de 0,2% todos os dias. Se continuar com essa mesma taxa de deplecionamento,  ela pode realmente atingir o volume morto em meados de novembro.