Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Tufão Malakas

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Um novo Tufão no Oceano Pacífico Oeste leva riscos à Taiwan e também ao Japão neste fim de semana. Às 14h do dia 17 de setembro (horário de Brasília), o centro do Tufão Malakas estava entre a costa norte de Taiwan e a costa sudeste de China, com ventos sustentados de 144 km/h e rajadas de até 216 km/h (equivalente a um furacão de categoria 2).

     

    Figura 1 - Imagem do satélite Himawari-8 das 14h do dia 17 de setembro de 2016 (horário de Brasília).

     

    Ao longo do domingo Malakas se desloca para o sul/sudoeste da costa do Japão, com rajadas de vento de aproximadamente 216 km/h, segundo a Agência Meteorológica Japonesa  (Japan Meteorological Agency - JMA). Além dos ventos fortes, são esperadas chuvas fortes, com potencial para alagamentos e deslizamentos de terra, e forte agitação marítima que levará a potencialização de inundações nas áreas costeiras.

     

    O  Tufão Malakas não deverá levar chuva forte para as áreas ao sul de Taiwan, que foram as mais atingidas pelo Super Tufão Meranti, que atingiu o país entre a terça e a quarta-feira (entre os dias 13 e 14 de setembro). Dessa vez as chuvas mais intensas ficarão concentradas no norte do país. O centro de meteorologia de Taiwan já emitiu avisos meteorológicos para chuva extremamente forte para os condados de Yilan, Miaoli, Hsinchu, Taoyuan e Nova Taipei. A capital do país também será afetada. 

     

    No começo da próxima semana Malakas deve atingir a Ilha de Kyushu, a terceira maior do Japão, e todo o centro-sul do país, mas já mais enfraquecido, mesmo assim levando risco de chuvas e ventos fortes para a região. 

     

    Figura 2 - Previsão de chuva acumulada pelo modelo meteorológico entre os dias 17 e 21 de setembro de 2016.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias