Primavera é época de granizo

28/09/2016 às 14:27
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Entenda como o fenômeno se forma

A passagem da primeira frente fria da primavera sobre a Região Sudeste do Brasil privilegiou Minas Gerais com chuva forte e também com um evento de grande quantidade de granizo no Sul de Minas. A granizada ocorreu no domingo, 25 de setembro de 2016.

A região de Boa Esperança de Campo de Meio sentiram os prejuízos da intensa chuva de granizo. Confira as imagens compartilhadas com a Climatempo.

 

 

 

 

 

 

O vídeo impressionante do granizo em Boa Esperança no dia 25/09/2016 foi feito por Tiago  Poeta.

 

 

 

 

Quer ver o vídeo de sua cidade aqui em nosso canal do Youtube, site e redes sociais? É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. PARTICIPE!

 

Chuva de granizo em Formosa (PR)

 

Chuva de granizo em Penápolis (SP)

 

Granizada em Monsenhor Paulo (MG) - parte 1

 

Granizada em Monsenhor Paulo (MG) - parte 2

 

Granizo são porções de gelo que se desprendem das nuvens cumulonimbus e chegam ao solo. A quantidade e tamanho das pedras de gelo são muito variáveis de um evento para outro e de um local para outro. Normalmente, eventos de grande quantidade de granizo ocorrem em pequenas áreas e não de forma generalizada.

Granizada como a que ocorreu no Sul de Minas no dia 25 de setembro pode acontecer em qualquer época do ano, desde que as condições atmosféricas estejam favoráveis. Granizos muito maiores do que aqueles, e em maior quantidade, já foram observados diversas vezes no Brasil, inclusive este ano. O Sul do Brasil tem muitos eventos de granizadas.

A presença de ar frio polar na atmosfera, o que acontece quando temos a passagem de uma frente fria, é importante para que haja a formação do granizo. A primavera é uma época em que a atmosfera está na transição do frio para o calor, do seco para o úmido. A disponibilidade de ar frio polar para entrar em choque com o ar quente é um dos fatores que colaboram para o desenvolvimento dos cumulonimbus, que são as nuvens que podem gerar as pedras de gelo.

 

Neste Explicado o Tempo você vai entender como se forma o granizo