Sexta-fria fria e úmida na Grande SP

29/09/2016 às 12:46
por Angela Ruiz

Atualizado 30/09/2016 às 08:46

Oferecimento
Interior continua seco

Frio e muita umidade no leste de SP

Nesta sexta-feira, áreas do sul e do leste paulistas ficam sob a influência do vento persistente que sopra do mar. Este vento é mais frio e úmido e favorece a formação de muitas nuvens. Na Grande São Paulo, no Vale do Ribeira, na região de Sorocaba e na Serra da Mantiqueira, o predomínio será de céu nublado, com queda de temperatura e possibilidade para alguns períodos de garoa. As máximas deverão ficar em torno dos 20°C.

 

No Litoral e no Vale do Paraíba, o tempo fica fechado, esfria e há condições de chuva fraca. Na região de Campinas, as nuvens aumentam, mas não escondem completamente o sol e não há expectativa de chuva. A temperatura diminui em relação aos últimos dias. Nas demais áreas do Estado, o predomínio ainda é de sol e tempo firme. 

 

Como as mudanças bruscas de temperatura afetam a saúde

 

 

 

Por que São Paulo esfriou?

 

O paulistano sentiu uma grande variação de umidade e de temperatura nesta quinta-feira. O dia amanheceu muito úmido, frio e houve até a formação de névoa forte e nevoeiro que deixou o céu completamente em algumas áreas da cidade.

Depois do amanhecer úmido e frio, a manhã transcorreu com sol forte, com rápida elevação da temperatura e da queda dos níveis de umidade do ar. Na região do aeroporto de Congonhas, o dia amanheceu com 14°C e umidade relativa de 88% às 6 horas. Às 10 horas, o nível de umidade baixou para 29% e ao meio-dia, a temperatura chegou aos 25°C.

Mas no começo da tarde, um vento frio começou a soprar moderado e a temperatura começou a baixar rapidamente. Em Congonhas, a temperatura era de 17°C às 16 horas e às 5 horas da tarde, a sensação térmica era de 12°C. O sol forte e o céu azul foram sendo encobertos por nuvens cinzas e a tarde terminou nublada, fria a úmida.

A mudança no tempo durante a tarde foi o efeito da passagem de uma frente fria pelo litoral paulista, que fez com que o vento frio e úmido marítimo voltasse a soprar. O gráfico mostra o comportamento do vento e da temperatura no aeroporto de Congonhas.

 

 

Fim de semana frio

O fim de semana ainda começa sob a influência do vento marítimo. O sábado amanhece com céu nublado, frio e possibilidade de garoa na capital e nas demais áreas do leste paulista. Entre o fim da manhã e o meio da tarde, ocorrem períodos de melhoria, com algumas aberturas de sol. A partir do fim da tarde, o tempo volta a fechar.

 

Nas regiões de Sorocaba e de Campinas, o sol aparece entre nebulosidade variável e não chove. No norte paulista faz sol e calor, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite. Nas demais áreas do Estado, o predomínio será de sol e tempo firme. 

 

Mas no domingo, áreas de instabilidade chegam ao interior paulista e vários locais poderão ter pancadas de chuva. Pode chover fraco no litoral. Não há previsão de chuva para a Grande São Paulo, mas o dia será com muitas nuvens, períodos com sol e temperatura amena.

Os paulistas devem ficar atentos para o aumento da instabilidade na segunda-feira, que pode ter chuva forte.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%