Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Calor na maior parte do NE

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Nesta época do ano, o ar fica bastante seco na maior parte do Nordeste do Brasil. Níveis de umidade relativa abaixo de 20% vão ficando cada vez mais comuns. Com o ar seco, a quantidade de nuvens e a chuva diminuem muito. No Piauí, a população diz que esse calor é o “Brobró”. A expressão vem da junção da última sílaba dos meses mais quentes do ano: setembro, outubro e novembro.

     

    O calor do B-r-o bró não é um calor de 32°C. É um calor em torno dos 40°C em quase todos os dias. Os mapas abaixo mostram a Climatologia da temperatura máxima entre os meses de setembro e novembro, de acordo com o INMET. Note que, entre Maranhão e interior do Rio Grande do Norte, a média das temperaturas fica acima de 35ºC durante quase todo o período.

     

     

    No decorrer do fim de semana, a tendência é que o ar quente e seco atue em grande parte da Região inibindo as pancadas de chuva. A umidade relativa do ar pode ficar baixa em algumas cidades. Porém, a chegada de uma frente fria ao litoral da Bahia vai diminuir o calor e provocar até uma chuva, mas não irá resolver o problema da seca que atinge a região. Em Salvador, o domingo de eleição será marcado por chuva de moderada a forte intensidade em alguns momentos.  

     

     

    De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, o calor vai continuar nestes primeiros 10 dias de Outubro sobre o Nordeste. O Inverno cearense será bom, principalmente em dezembro e há possibilidade que os volumes de chuva fiquem acima da média histórica.

     

    Com a chegada da primavera 2016 a expectativa é do aumento da chuva sobre o Nordeste.

     

    Temperatura alta 

    Nesta última quinta-feira a temperatura disparou na cidade de Caxias, no Maranhão. O termômetro registrou 41,4°C, a maior do país. Neste fim de semana, ainda faz bastante calor. Novamente, o interior do Piauí, Maranhão e oeste da Bahia, podem registrar temperaturas muito altas, próximas dos 40ºC ou acima, com níveis de umidade do ar muito baixos.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias