Chuva volta ao Sul hoje

21/10/2016 às 16:20
por Maria Clara Machado

Atualizado 23/10/2016 às 09:42

Oferecimento
Risco de temporais

A pequena trégua da chuva no Rio Grande do Sul possibilitou o retorno de algumas famílias desabrigadas para suas residências. Os rios começaram a baixar lentamente nos últimos três dias e o estrago é grande. Entretanto, muitas famílias ainda estão em abrigos esperando a água baixar e recebem cestas básicas da Defesa Civil estadual. É o caso do município de São Sebastião do Caí, na Região do Vale do Caí, uma das mais afetadas pelas chuvas intensas desta semana. 



A situação de calmaria no tempo não vai durar muito e as pancadas de chuva devem retornar ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ao Paraná já no próximo domingo (23). Novas áreas de instabilidade associadas a um novo sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai vão avançar pelo oeste dos estados. Já volta a chover pela manhã em áreas isoladas e as pancadas de chuva se espalham pela Região durante à tarde e a noite, com risco de temporais localizados. 

"O início da semana vai ser de bastante chuva no Sul", alerta a meteorologista Fabiana Weykamp. "As instabilidades crescem e se espalham aumentando a chuva nos três estados", avisa Wekkamp. Como os rios ainda estão cheios, problemas como alagamentos e enchentes poderão voltar a ocorrer e a situação é de atenção. Veja o acumulado de chuva estimado para todo o Sul até a próxima quarta-feira  (26): 


As tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul entre sábado (15) e a quarta-feira (19) acumularam pelo menos 200 mm em várias localidades do estado. De acordo com o último balanço da Defesa Civil, cerca de 70 municípios foram atingidos. Mais de 2 mil residências foram afetadas por chuvas, ventos ou queda de granizo. Destas, mais de 700 precisaram ser desocupadas e centenas de famílias foram removidas para casas de parentes ou abrigos.