Temperatura em declínio no RJ

27/10/2016 às 20:34
por Josélia Pegorim

Atualizado 28/10/2016 às 10:50

Oferecimento
Forte ressaca no RJ no fim de semana

A passagem de uma frente fria mudou o tempo no estado do Rio De Janeiro

Esta sexta-feira amanheceu abafada, com muitas nuvens, mas pouca chuva. O dia segue úmido, mas no Grande Rio e na maioria das áreas do centro-sul fluminense há condições apenas para chuviscos. O norte do estado pode ter chuva de no máximo moderada intensidade. A tendência é de que a temperatura caia no decorrer do dia, devido a influência de uma massa de ar polar que acompanha a frente fria.

O ar polar vai atuar com mais força sobre todo o estado do Rio de Janeiro neste sábado fazendo a temperatura cair em todas as regiões fluminenses.

 

 

Calor de quase 40°C

Depois de um calor de quase 40°C, a chegada de uma frente fria começou a mudar o tempo no Rio de Janeiro no fim da tarde desta quinta-feira, 27 de outubro. Nuvens carregadas que cresceram sobre o Grande Rio trazendo chuva com raios e rajadas de vento.

Às 21 horas, o INMET registrou uma rajada de 90 km/h na região de Xerém, em Duque de Caxias. Até às 20 horas, as maiores rajadas observadas nos aeroportos foram de 66 km/h no Tom Jobim e de 55 km/h no Campo dos Afonsos. Mas o Instituto Nacional de Meteorologia registrou até 63 km/h na região da Vila Militar, também na zona oeste às 19h e às 20h, e outra rajada com 77 km/h, às 20h, no forte de Copacabana.

 

Queda da temperatura

A tarde de 27 de outubro está entre as cinco mais quentes já observadas este ano na cidade do Rio de Janeiro. A marca de 39°C foi registrada em vários locais. O Instituto Nacional de Meteorologia mediu 39,7°C na região da Marambaia, na zona oeste carioca. A base aérea de Santa Cruz também registrou 39,0°C, na Vila Militar fez 39,2°C. O aeroporto Tom Jobim registrou 37°C.

Depois do calorão, cariocas e fluminenses vão terminar o mês de outubro sentindo um friozinho como se fosse um dia de outono, ou quase inverno. No Grande Rio, nas cidades serranas e no sul do estado do Estado do Rio, a sensação de frio será maior. O vento moderado ao longo do dia vai aumentar a sensação de frio.

Veja como vai ficar a temperatura no Rio nos próximos dias

 

 

 

Fim de semana úmido e frio

A presença do ar polar de muita nebulosidade vai manter o estado do Rio de Janeiro com ar de outono nos últimos dias de outubro. No sábado, pode garoar em alguns momentos no Grande de Rio e no centro-sul fluminense. O norte do estado pode ter chuva forte. No domingo, o sol aparece entre muitas nuvens, mas ainda não esquenta. A temperatura fica amena durante todo o fim de semana.

 A cidade do Rio de Janeiro é uma das 18 capitais brasileiras que terão o segundo turno da eleição para prefeito no domingo, 30 de outubro. Apesar da presença de muitas nuvens, não há expectativa de chuva e nem de ventania. O tempo não deve atrapalhar o dia de votação. Mas com o frio e mar muito agitado, não vai dar para aproveitar a praia depois de votar.

 

Alerta de ressaca

Uma forte agitação marítima está vindo do Sul do Brasil e deve ser a mais intensa desde ano, até agora. O mar começa a subir no litoral sul do estado do Rio e na região do Grande do Rio durante a tarde e à noite grandes ondas já poderão ser observadas, cm risco de ressaca. No sábado, as ondas podem chegar aos 4,0 metros e a ressaca deve ser forte. As ondas começam a diminuir no domingo, mas ainda poderá ter alguma ressaca na madrugada e manhã.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

26°
max

25mm / 80%